Volatility Index é o famoso índice de medo ou medidor de medo. O VIX é um índice que calcula a volatilidade das principais ações do mercado americano, e não se enquadra no Brasil.
Ele é conhecido como o indicador de risco do mercado, então quanto mais alto ele tá, mais rico há. E vice e versa.
Descomplicando, entenda melhor
O índice Vix foi criado em 1993 pela CBOE (Chicago Board Options Exchange), mais claramente, pelo mercado de opções de Chicago. É baseado na oscilação das ações versus Standard & Poor’s, o que quer dizer que é baseado no preço das opções do S&P500.
O Standard & Poor’s é uma divisão do grupo McGraw-Hill que publica análises e pesquisas sobre bolsas de valores e títulos.
E opção é um instrumento que se compara a um contrato. Existem opções de Compra (Call) e Opções de Venda (Put). Elas foram criadas para efetuar posições de hedge.
Quando o índice Vix está alta quer dizer que o mercado está extremamente volátil, ou seja, as coisas não estão muito bem.
O Vix portanto, se baseia na expectativa de movimento das ações nos próximos 30 dias, é basicamente uma percepção do mercado, o que vai acontecer nos próximos dias. É calculado em minuto em minuto, e divulgado em tempo real.