lllll
Categorias
Investimentos

Vale a pena investir na renda fixa?

Para saber se vale a pena ou não investir em renda fixa, primeiro tem que conhecer e entender tudo sobre LCI, LCA, CDI, CDB, LC e Tesouro Direto.

Houve um tempo que com certeza sim, a renda fixa rendia muito, até 14% ao ano. Mas de dois anos para cá esse cenário mudou, fazendo despencar essa porcentagem de lucro para menos da metade. Hoje pode ser até mais vantagem investir na Bolsa de Valores. Mas uma coisa é certa, aplicações de renda fixa oferecem bons retornos e são excelentes alternativas em relação à poupança.

Renda Fixa, Bolsa de Valores e Poupança

Para saber se vale a pena ou não investir em renda fixa, primeiro tem que conhecer e entender tudo sobre LCI, LCA, CDI, CDB, LC e Tesouro Direto. Então vamos lá, começar pelo o que é renda fixa.

Renda fixa é quando se empresta dinheiro para o banco, e depois é ele quem te devolve o dinheiro com juros. Literalmente ao contrário do que muita gente conhece e costuma fazer, que é pedir empréstimo para banco e pagar com juros alto.

E qual a vantagem para o banco? Esse dinheiro que você empresta para o banco o banco empresta para outra pessoa ou instituição com juros de 20% ao ano, por exemplo, e te devolve pagando juros de 10% ao ano, suponhando.

CDB (Certificado de Depósito Bancário) e LC (Letra de Câmbio) também funciona desse jeito, mas no CDB tem imposto de renda sobre o que rendeu. Não é sobre o valor total, apenas no valor que rendeu de lucro com o juros. Nesse caso o imposto varia de 22,5% até 6 meses á 15%, quanto mais tempo deixar o dinheiro investido, menor é o imposto de renda.

Já no LCA e LCI o banco pega o seu dinheiro para ser emprestado para negócios do setor agropecuário (LCA) e imobiliário (LCI).

O Tesouro Direto é considerado a melhor forma para quem está começando investir com pouco dinheiro. Nele é possível começar investindo com apenas 30 reais.

Entretanto, para você que quer mesmo investir renda fixa, o melhor jeito de investir, seja qual for a modalidade, é pela corretora de valores, pois é um lugar próprio para começar investir, e ter mais vantagem. Lá o dinheiro fica exclusivamente para ser investido, não tem cartão de crédito e não tem como usar o dinheiro para pagamentos de boleto ou transferência, diferente de deixar o dinheiro na poupança.

Por uma corretora de valores tem ainda disponível vários CDB, de banco grande e pequenos, que no caso é onde se tem mais rendimento. Diferente de aplicar o dinheiro em uma instituição bancária específica, pois alí você tem apenas um único CDB e não vários igual na corretora de valores, onde tem mais chance de encontrar o melhor CDB, LCI e LCA.

Por fim, CDI é apenas a taxa em que os bancos usam para emprestar dinheiro entre si, não é uma modalidade de investimento.

A Renda Fixa caiu nos últimos anos com a queda da taxa de juros e a taxa Selic (Taxa Básica de Juros), justamente porque a inflação (IPCA) também diminuiu desses últimos anos.

É melhor tentar um investimento de risco e migrar para Renda Variável como na Bolsa de Valores.