Categorias
Bolsa de Valores

Saiba tudo sobre LCI e LCA, investimentos de renda fixa11`78

Entenda mais sobre renda fixa e suas composições

Você sabe o que é a renda fixa e quais os principais investimentos que são composto por ela? Então aqui vamos comentar sobre dois deles pra você já começar a se situar dentro do mundo do mercado financeiro e saber cada vez mais sobre ele.

Existem muitas taxas básicas de investimentos e muitos tipos de negociações também, desde modalidades mais básicas onde você não corre risco de perder o seu dinheiro, para modalidades moderadas e mais arrojadas também, então isso varia muito com o seu perfil de investidora ou investidor.

Se você pensa em investir em renda fixa, comece estudando sobre as taxas e os tipos dela, igual à que vamos citar aqui. Encontre a que mais tem a ver com o seu perfil, estude todas as possibilidades e estabeleça metas para o seu investimento.

O que é LCA?

Seu nome por extenso é Letra de Crédito do Agronegócio, isso é uma forma de você financiar os setores do agronegócio ou do imobiliário (LCI), é como se o banco pegasse um empréstimo de você, onde ele vai lá na sua corretora e você recebe uma taxa que do investimento do setor.

Para entendermos melhor, o objetivo desse investimento é captar recursos para ter o financiamento desse setor, onde engloba comercialização, produtos, produções entre outros, e isso pode ser feito por instituições públicas ou privadas.

Então o banco pega seu dinheiro emprestado por esse título e você recebe uma remuneração de volta. Bastante gente opta por esse tipo de investimento, porque é uma forma de aprendizado financeiro e é renda fixa, não correndo tantos riscos.

Letra de Crédito do Agronegócio é uma forma de financiar setores do ramo (Foto: reprodução)
Letra de Crédito do Agronegócio é uma forma de financiar setores do ramo (Foto: reprodução)

O que é o LCI?

Os LCIs são as Letras de Crédito Imobiliário, que também são designados de instituições financeiras tanto públicas como privadas, com o objetivo de arrecadar recursos para finanças imobiliárias. Portanto a investidora ou o investidor empresta o dinheiro a esse setor e ele devolve depois de um tempo atualizado.

A diferença dos dois basicamente é o setor, e além disso você encontra diversas estratégias para investimentos em ambas as modalidades. Os dois são setores de grande desenvolvimento onde adquirir um título seja uma chave para o começo do sucesso.

A diferença entre LCA e LCI, a grosso modo é o setor (Foto: reprodução)
A diferença entre LCA e LCI, a grosso modo é o setor (Foto: reprodução)

O que se deve observar é os títulos que você irá comprar como, x% de CDB ou CDI, há algumas categorias que mais vale você ter 90% da taxa em cima desses títulos e ganhar liquido, do que ter 100% e tiver desconto de taxas adicionais.

Formas de remuneração

Prefixado: A taxa do juros já é mostrada no início da aplicação, dando a oportunidade da investidora ou do investidor saber o valor exato que irá ganhar, como x% de tal valor.

Pós-Fixado: Desse modo, o banco já se baseia em uma taxa de juros, como Selic ou CDI. Assim sabendo o quanto você irá receber no final da aplicação devido a algumas oscilações das taxas.

Híbrido: Essa é uma modalidade que mistura as duas coisas, então o banco irá pagar uma certa variação de acordo a inflação, como IPCA, IGPM OU INPC, que praticamente já são pré-estabelecidas.

Prazos do investimento

Normalmente podemos contar com dois prazos aí, sendo eles: Prazo de vencimento e de carência.

O primeiro (de vencimento) se baseia na data onde foi determinado o valor do título, que é quando a investidora ou investidor recebe seu dinheiro de volta com a correção percentual das taxas.

O segundo (de carência), se baseia em um prazo mínimo que o dinheiro aplicado deve ser mantido, ou seja, não é possível que você retire esse dinheiro antes desse tempo determinado acabar.

Desvantagens

As desvantagens são mínimas mas que pode fazer diferença pra você, dependendo do seu objetivo no mundo dos investimentos. A primeira é que ele não te traz uma certa garantia com operações de renda variável como day trade e mercado futuro por exemplo, por isso muito cuidado se o seu foco é chegar ai.

O prazo mínimo determinado de resgatar o dinheiro é de 90 dias, então se você pensa em aplicar para tirá-lo antes desse tempo acabar, esqueça, esse investimento não é pra você! Procure por outros com relações de curto prazo, ou acostume-se e se prepare para deixa-lo guardado nesse período.

Outra desvantagem que poderemos considerar é que a sua aplicação mínima é um pouco alta, comparado aos outros tipos de investimentos mais comumente conhecidos, como tesouros e CDBs.

Vantagens

Isento de imposto de renda para pessoas físicas. Atenção, você não precisa pagar por ele, mas isso não significa que você não tenha que declará-lo, muito pelo o contrário. Porém, isso já é um grande avanço para a investidora e o investidor.

É renda fixa, então o risco de você perder dinheiro nessas modalidades são bem menores do que as de renda variável. Além disso você tem o FGC – Fundo Garantidor de Crédito, que se a instituição financeira falir por algum motivo, você não perde o seu dinheiro, então a garantia é a mais.

Para quem está cansado da mínima rentabilidade da poupança, essa também é uma forma de investir onde o retorno do seu dinheiro será bem maior.