Categorias
Bolsa de Valores

Quais são as formas de operar na Bolsa?

Existem diferentes maneiras de fazer operação na B3, as rápidas rápidas ou as de longo prazo, isso é determinado por você, de acordo com os seus objetivos. Saiba mais!

A bolsa de valores te traz oportunidades de diversos investimentos que vão se enquadrar com o seu perfil de investidor. Você já sabe qual é o seu? Se ainda não, abra uma conta na sua corretora e faça o teste para determinar qual tipo de investidor você é.

Existem algumas formas de operar na bolsa, tanto rápidas quanto de longo prazo, e isso vai ser determinado por você, conforme os seus objetivos. Se você planeja por um dinheiro de médio a longo prazo, talvez um buy and hold seja uma opção pra você.

Aqui também iremos explicar qual a diferença de investidor para um trader, e onde cada um vai atuar, quais são as ferramentas disponibilizadas e quais análises precisarão ser feitas. Vem comigo pra aprender um pouco mais sobre isso.

O que são análises técnicas ou gráficas?

Geralmente esse tipo de análise é feita por um trader, que visa comprar e vender ações no mesmo dia, podendo ser até no mesmo minuto, a cada 1 hora ou em algum ouro determinado tempo do dia. Então eles são baseados em negociações mais rápidas, o que pode acontecer de ganharem R$ 5 mil num dia, perder R$ 2 mil no outro e assim por diante.

Esse tipo de análise normalmente exclui as notícias, então quando sai algo impactante de uma empresa, se ela está envolvida com alguma situação embaraçosa, se os seus resultados de faturamentos foram bons ou ruins, então nessa categoria não se presta atenção nesse tipo de notícia.

Essa categoria analisa exclusivamente os gráficos, então tudo relacionado do IFR (índice de força relativa), Fibonacci, figuras gráficas, martelo, agulhada do Didi, entre outros. Então essas são algumas técnicas usadas para conseguir analisar os gráficos.

Trader x Investidor

Basicamente um trader mexe nas movimentações do dia-a-dia, então ele é um cara “comerciante”, que sabe a hora de comprar e a hora de vender, e através disso, ele cria estratégias tanto se terminou o dia no lucro, quanto no prejuízo. Eles usam a análise mais gráfica, e operam de forma mais rápida, então seguram determinada aplicação talvez por 1 dia ou em alguns casos até 2.

Para ser um trader, é preciso ter muito conhecimento e estratégias, pois ele sabe a hora de entrar e sair. É de extrema importância você saber o seu perfil e as diferenças para aplicar na bolsa de acordo com os seus objetivos.

Um investidor é quem faz buy and hold por exemplo, que compra e segura uma ação por um tempo antes de vendê-la, geralmente é considerado uma modalidade mais simples. Eles usam muito uma análise fundamentalista.

E análises fundamentalistas, o que são?

Como falamos acima, os investidores costumam usar mais esse tipo de análise, que por sua vez, analisa todos os fundamentos da empresa, então se ela é sólida, quais são suas perspectivas de crescimento, se pagam bons dividendos, como está o lucro e faturamento da mesma, entre outras.

Outras características que você pode observar é se ela está com muitas dívidas a serem quitadas, se as suas ações realmente valem o preço proposto pela mesma, entre outros aspectos que irão impactar na sua aplicação.

Então essa opção está voltada mais para fundamentos de uma empresa, que nada mais é do que um estudo e uma perspectiva de como ela vai estar daqui a alguns anos e se vale a pena você ter participações e ser um acionista da mesma.

Conclusões

Existem outras analises que é desenvolvida por muitos analistas e traders também, então vai do seu ponto de vista qual das análises vai se enquadra com o seu perfil. Você pode criar uma técnica só sua que ao desenrolar do tempo você observa que funciona pra você.

Se você é um investidor, a buy and hold é um bom começo pra você, até você conseguir estudar novas técnicas, qual se enquadra com qual, e quais você consegue associar juntamente com a que você faz hoje em dia, entre outros.

Portanto você vai criando a sua própria estratégia mediante as aplicações, e análises que você procurou fazer. Estude, descubra seu perfil e comece a investir, o aprendizado vem com repetições e muita prática.