lllll
Categorias
Bolsa de Valores

O que são Small Caps

De uma maneira bem fácil, as Small Caps são ações de empresas com menor valor.

Small Caps é um termo típico da Bolsa de Valores, assim como Blue Chip e Penny Stock, são muito usadas para distingui ações grandes e pequena. Se você é iniciante no mercado de ações precisa entender sobre isso.

Saiba o que quer dizer Small Caps e a diferente entre os outros tipos

De uma maneira bem fácil, as Small Caps são ações de empresas com menor valor de mercado. As ações que fazem parte do Small Caps, são aquelas de empresas que mesmo sendo de baixa capitalização, possuem um alto potencial de crescimento, o que também reservem maior risco para isso. Elas se caracterizam ainda por serem de baixa liquidez e terem pouca cobertura de analistas, o que torna os investimentos em Small Caps, naturalmente, mais propensos às oscilações.

Small Caps também são conhecida como ações de primeira e segunda linha. Em geral, as Small Caps são empresas novas, que podem ter diversificação de setor, mas não são líderes no seu mercado e empresas com mais tempo de mercado, mas que estão concentradas em setores menores e que podem, ou não, serem líderes no segmento em que atuam.

Normalmente as empresas com ações Small Caps está avaliada em 500 mil reais ou 800 mil reais, por exemplo, mas varia entre um mercado e outro. O valor de mercado de uma companhia se dá, basicamente, pelo multiplicação do número total de papéis emitidos pelo preço de suas ações. No final, com o tempo um Small Caps pode virar uma Blue Chip.

Um Blue Chip é literalmente ao contrário das small caps, são grandes empresas no mercado, que tem uma boa relação com seus acionistas e um crescimento constante. Com valor de mercado maior que US$ 2 bilhões, elas possuem maior visibilidade, boa liquidez, menor volatilidade e reconhecimento com estabilidade no mercado.

Uma Penny Stock costuma ser igual uma Small Caps, porém com valores diferentes, ou seja uma Penny Stock está associado ao valor pequeno da ação. Por exemplo, uma Small Caps pode ser ações de 15 reais, 50 ou 19 reais, o que não significa que ela é melhor do que a de 1 real, suponhando.

Penny Stock também são ações sem liquidez de empresas que não são consolidadas ou de primeira linha, que geralmente não são boas pagadoras de dividendos. E seus valores costumam ser de 1 real, ou R$ 1,50, por isso são consideradas de risco maior que as Small Caps. Por exemplo, um ação de 1 real, se cai 0,3 centavos é perdido 30%. Cada centavo corresponde muito já que o valor é bem baixo.