lllll
Categorias
Bolsa de Valores

O que são as Blue Chips

Originário com base a cor dada as fichas mais valiosas, estas são as ações mais caras na Bolsa

Em termos gerais Blue Chips são grandes empresas dentro da bolsa de valores, as líderes do ramo, que dificilmente vão falir. Suas ações são consideradas de primeira linha, ou seja, as que têm maior liquidez.

Característica das Blue Chips

As Blue Chips são boas pagadoras de dividendos e costumam dar muito lucro. Por isso são as preferidas do “Buy and hold”, pois esse é o tipo de perfil de investidor que segura por um longo tempo as ações justamente por gerar bastante dividendos.

Por serem empresas líderes elas também têm alto volume de negociações, por exemplo, um Blue Chips pode ser facilmente identificada quando tem ações com mais de 100 milhões de reais em volume com todos dia de negociação.

A vantagem de se possuir ações que tem muitas negociações é a flexibilidade em vender e lucrar, porém costuma acontecer volatilidade, ou seja, quanto mais o preço de uma ação varia num período curto de tempo, maior o risco de se ganhar ou perder dinheiro negociando esta ação.

As Blue Chips também tem mais governança corporativa, isso quer dizer que elas estão em um novo mercado (transparência) ou no nível dois ou no um na bolsa de valores. Isso significa que são empresas que seguem todas as normas internacionais e IFRS de contabilidade, tem auditoria e tudo nos conformes.

Por tudo isso, há quem pense que são as ações mais caras, porém esse fato não confere. Elas continuam tendo uma capitalização enorme, o chamado big capitalization (valor de mercado grande).

Empresas Blue Chips são chamadas assim por referência às fichas mais cara do cassino.

Blue Chips do Brasil

Algumas Blue Chips do Brasil são:

  • Itaú
  • Vale
  • Bradesco
  • Gerdau
  • Ambev