lllll
Categorias
Bolsa de Valores

O que é um Circuit Breaker na Bolsa

Utilizado pela B3, o Circuit breaker permite amortecimento de movimentos bruscos do mercado.

Um Circuit Breaker é a coisa mais aterrorizante da bolsa de valores, ele ocorre sempre que há momentos de pânico ou euforia no mercado. Nada mais é que um mecanismo para proteger as próprias pessoas que negociam, pois ao interromper todas as operações dá tempo para os investidores respirarem e repensarem suas estratégias.

Saiba o que é e quando ocorre

O Circuit Breaker é acionado quando ocorrem fortes quedas atípicas nos preços das ações. Quando o Ibovespa atinge um limite de baixa de 10% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, o circuit breaker é ativado, fazendo com que todos os negócios sejam literalmente interrompidos por 30 minutos. Nesse tempo tudo para, fica imobilizado e ninguém tem o que fazer.

Quanto um Circuit Breaker acontece é porque aconteceu alguma coisa muito séria, alguns casos foram: crise asiática (1997); crise da Rússia (1998); crise cambial brasileira (1999); ataque às Torres Gêmeas (11 de setembro de 2001); crise financeira (crise do subprime) de 2008 e delação da JBS (Joesley Day) em 17 de maio de 2017. E isso afeta as bolsas de valores do mundo todo, como Brasil, Estados Unidos, entre outros.

Existe alguma regras do Circuit Breaker, se o Ibovespa subir ou cair mais de 10% em relação ao fechamento do dia anterior, os negócios são interrompidos por 30 minutos, depois disso, se ele continuar no mesmo movimento e acumular alta ou queda de 15%, os negócios são interrompidos por 1 hora. Novamente, se o sintoma persistir e o acumulado do dia chegar a 20%, os negócios são suspensos e só voltam quando a bolsa decidir.

No entanto, sempre haverá um período de 30 minutos de negociações contínuas no final da sessão regular, para que compradores e vendedores ajustem suas posições. Portanto, o Circuit Breaker não poderá ser acionado nestes últimos 30 minutos de negociações. Em geral, um Circuit Breaker pode ser uma coisa boa, é uma bela oportunidade para fazer um day trader ou comprar uma ação, pois as empresas voltam com porcentagem melhores.

O Circuit Breaker causa tamanho desespero no mercado que é bastante comum os preços acabarem voltando ao seu nível anterior. O mais importante é manter o foco nas suas metas e não tomar decisões precipitadas.

*Com informações da B3, Toroinvestimentos e Wiki.