Categorias
Bolsa de Valores

O que é IPO? A oferta pública inicial

Conheça sobre a oferta pública inicial na Bolsa

IPO (Initial Public Offering) significa oferta pública inicial, é que um termo usado na Bolsa de Valores para distinguir nova empresas, na qual elas passam a ser uma empresa de capital aberto.

Entenda melhor

IPO é definido como um tipo de oferta pública em que as ações de uma empresa são vendidas ao público em geral pela primeira vez. Também existe o chamado Follow-on, que são empresas já listada na bolsa de valores mas que liberam uma nova porcentagem dela na bolsa, por exemplo, ela tinha 10% de participação e libera mais 10% de ações, passando a ter 20% dela na bolsa, isso nada mais é que uma oferta pública também. A única diferença é que IPO não existe o código na bolsa.

O fato de empresas se tornarem uma IPO ou fazerem Follow-on, é porque estão em busca de captar dinheiro. Quando uma nova empresa vai para a bolsa, não quer dizer que o proprietário/dono perde o comanda da empresa, ele continuam tendo o controle da empresa, só passam a ser empresa de capital aberto.

Não é qualquer empresa que pode abrir capital na bolsa de valores, pois há custos, como auditória e por isso empresas pequenas não conseguem entrar. Ou então, empresas sem patrimônio, também tem restrição.

Existe duas opções de oferta pública, a oferta pública secundária e primária. No caso de secundária o que for gerado de lucro na bolsa vai para o vendedor das ações (acionista) e oferta primário o dinheiro vai para a companhia para ela se expandir.

Nesse cenário acontece o chamado Flipper, o que é isso? É vender a ação logo no primeiro dia, e pode-se considerar uma estratégia muito boa, pois quando ocorre uma oferta pública as ações abrem normalmente gerando uma porcentagem de 17%, 20% ou então até 50% de lucro. Sem contar que a liquidação é diferente e pagar 15% de imposto, em vez de 20% no caso de day trade.

Mas também pode haver uma demanda muito grande pela a oferta e acabar tendo que dividir as ações. Supondo que tenha reservado 100 mil, nesse caso vai acabar levando 30 mil na oferta, o que quer dizer que você levaria 10% em cima do 100 mil mas vai levar apenas 10% do 30 mil, por exemplo.