lllll
Categorias
Bolsa de Valores

O que é Bolsa de Valores e o que um Trader faz

Quem busca aplicar o dinheiro em ações deve conhecer os detalhes da B3.

É novo no ramo de investimento? E ainda não sabe o que é Bolsa de Valores, ou o que é um Trader? Fique por dentro de tudo isso e saiba cada detalhe desse mercado de ações.

Tudo o que você precisa saber

Para entender tudo certinho, vamos começar do básico. Imagine um loja, e você como dona dela quer expandi-la, abrir mais 10 lojas igual em diferentes pontos. O meio tradicional de se fazer isso é pedir por um empréstimo no banco, ou se você for muito rico, por capital próprio. Também poderia ser com ajuda de sócios particular ou então pela Bolsa de Valores, onde você entra oferecendo uma porcentagem da sua empresa, seja 15%, 30% ou qualquer outra porcentagem, para que acionistas (investidores) compre uma parte e gere lucro para você, e assim poder expandir seu negócio.

Como isso funciona? Primeiro é preciso abrir a empresa no mercado, o chamado abertura de capital, e isso é basicamente um IPO (Initial Public Offering). Ao ofertar uma porcentagem da empresa, o mercado vai precificar e avaliar o quanto vale. Essa avaliação é feita pela análise do lucro que a empresa tem, para verificar se é realmente um bom negócio.

Diante disso, há duas opções de oferta pública, tem a oferta pública secundária e primária. No caso de secundária o que for gerado de lucro na Bolsa vai para o vendedor das ações e primário o dinheiro vai todo para o caixa da empresa, ou seja, para ser investido exclusivamente na empresa.

A Bolsa de Valores é um mercado secundário, um ambiente onde investidores negociam entre si. Um compra e vende para outro, e é aí que entra a variação de preço, de alta e baixo, pois quando se tem uma negociação entre uma pessoa e outra gera um preço, a última negociação é igual o último preço da ação. Sempre ocorre um oferta e uma demanda, quanto mais a demanda maior o valor da ação.

Dentro de cenário é que surge os Trader, que são nada mais que comerciantes, os investidores, ou seja, um Trader é quem negocia na Bolsa de Valores, eles sabem a hora de comprar e sabem a hora de vender.