lllll
Categorias
Investimentos

O que é a Taxa Selic

Entenda o que é o Sistema Especial de Liquidação e Custódia

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa totalmente virtual em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.

A Selic, ou Taxa Selic, é a taxa básica de juros da economia, ela é muito importante para o país e afeta a vida de todos brasileiros.

Entenda a Taxa Selic

A Taxa Selic influencia todas as demais taxas de juros do Brasil, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e até de retorno em aplicações financeiras. Além disso, serve também para controlar a inflação, impedindo-a de ficar muito alta. Ela é definida pelo Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, eles se reúnem a cada 45 dias para definir se a Taxa Selic aumenta, diminui ou se mantém estável.

A Selic é definida por uma meta de taxa de juros, basicamente é cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras, bem parecida com o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), quando um banco empresta dinheiro pro outro. Isso porque, ao chegar no fim o dia é comum terminar com uma quantia maior ou menor do que deveriam ter na conta do Banco Central. Neste caso, os bancos são obrigadas a pegar empréstimos com outros bancos para cumprir a lei, pois ninguém pode terminar com o caixa negativo.

Geralmente, esses empréstimos são de 1 dia, ou seja, o tempo entre a retirada e o retorno do valor acontece em torno de 24 horas. A taxa sob esses empréstimos são a do CDI, e como garantia, as instituições oferecem os títulos públicos adquiridos do Banco Central. Portanto a Selic é igual ao CDI.

E o que a Taxa Selic tem a ver com a inflação? Ao grosso modo, quando aumenta a taxa de juros está tirando crédito do mercado, portanto qualquer empréstimo fica mais caro e nisso as pessoas param de consumir, consequentemente, a inflação tende a cair. E quando se baixa a taxa de juros, os bancos passam a emprestar dinheiro mais fácil, justamente porque é mais vantajoso para eles, e nisso as pessoas começam a pegar mais dinheiro e sair às compras, causando o aumento dos preços dos produtos, logo a inflação sobe.

Ou seja, se quer aumentar o consumo, diminui a taxa e tudo fica mais barato, passando a ter mais procura. Quando os comércios começarem a aumentar os preços dos produtos, daí o governo aumenta a taxa e as pessoas param um pouco de consumir.

Sendo assim, a Taxa Selic não só serve para os empréstimos entres bancos como também controlar a inflação.

*Com informações do Nubank e Toro.