Categorias
Notícias

Leia esta história sobre as finanças pessoais de Elon Musk

O controverso empreendedor Elon Musk tem uma história curiosa sobre suas finanças

O bilionário Elon Musk é com certeza uma das personalidades mais conhecidas em todo o mundo. Famoso por ter sido um dos principais integrantes na trajetória do PayPal e em suas empresas como a SpaceX e a Tesla, Musk tem grande influência no mundo da tecnologia.

Com suas empresas em alta, sendo que a SpaceX acabou de fabricar um foguete para a NASA e a Tesla superando os 100 bilhões de dólares em valor de mercado, se tem algo que o empresário de 48 anos não deve ser é pobre, certo? Para o próprio Elon Musk, é o contrário.

Onde está seu dinheiro?

Isso se deve por conta de que o patrimônio do empresário (cerca de 42 bilhões de dólares) estão quase que inteiramente em ações de suas próprias empresas, para garantir que ele sempre será o sócio com maior porcentagem na empresa.

Musk não recebe um salário mensal da Tesla, sua montadora de veículos elétricos, mas vai recebendo por meio de objetivos financeiros atingidos, e isso impacta diretamente na vida do empresário.

Elon Musk com Barack Obama no local de lançamento da Falcon 9 - Official White House Photo by Chuck Kennedy
Elon Musk com Barack Obama no local de lançamento da Falcon 9 – Official White House Photo by Chuck Kennedy

Diversas vezes Elon Musk já se declarou sem dinheiro em espécie algum. Em um dos casos, foi durante o divórcio de sua primeira mulher, alegando que ficou sem dinheiro e pegou empréstimos de emergência com amigos para sustentar sua família e pagar as despesas de moradia.

Se já não bastasse o caso do divórcio, certa vez em 2018 enquanto respondia a um processo, se declarou financeiramente ilíquido perante o juiz.

Novas ações da Tesla

Já deu para perceber que o negócio de Elon Musk não é ter o dinheiro em sua conta bancária, mas sim em papeis, afinal, são eles que fazem com que o empresário tenha cada vez mais controle sobre as empresas que fundou.

No caso da Tesla, existe um mecanismo interessante. Em 2008, Musk assinou um termo onde teria direito a 12 bonus exclusivos da montadora conforme a mesma fosse atingindo objetivos financeiros. E isso ocorreu.

Sede da Tesla em Palo Alto (Tumbenhaur / Wikimedia)
Sede da Tesla em Palo Alto (Tumbenhaur / Wikimedia)

A primeira clausula dizia que, caso a empresa atingisse 20 bilhões em receitas nos últimos quatro trimestres e mais de 100 bilhões de valor de mercado, Elon Musk teria direito de comprar 1,36 milhões de ações da Tesla por 350 dólares cada uma, enquanto na atualidade cada papel tem um valor de 990 dólares, fazendo com que o empresário lucrasse quase o triplo do valor.

Venda de patrimônio

Mas vamos entrar em outro aspecto, afinal Elon Musk diz não ter dinheiro, certo? E para que ele receba essas ações da Tesla para ter uma maior margem de lucro, é necessário tirar dinheiro de algum lugar e, por sua vez, Musk decidiu se desfazer de seus imóveis!

Não pense você que suas duas propriedades a venda no bairro de Bel-Air na California que valem cerca de 40 milhões de dólares juntas estejam a venda porque ele precisa do dinheiro. Em uma entrevista recente, Elon Musk disse que quer se desfazer de todos seus bens preciosíssimos e investir o dinheiro em algo mais produtivo como uma viagem para Marte ao invés de mansões, enquanto não vê problema algum em morar em uma pequena casa alugada.

Musk discutindo sobre a The Boring Company no TED 2017 (Steve Jurvetson / Wikimedia)
Musk discutindo sobre a The Boring Company no TED 2017 (Steve Jurvetson / Wikimedia)

São por pensamentos como esse que Elon Musk vem se tornando cada vez mais polêmico, conhecido, inovador e rico (ao menos em ações)!

*Com informações do The Verge, Wall Street Journal e Época Negócios.