Categorias
Investimentos

Investimento: 5 Dicas para aprender mais

Se você é do tipo que gosta cada vez “mais” de saber sempre “mais”, acompanhe esta postagem que fizemos com muita dedicação para você que deseja mais sobre investimentos.

Quer aprender sobre investimentos mas não sabe por onde começar? Aqui iremos trazer algumas dicas que podem te ajudar a aprimorar o seu conhecimento sobre o mercado financeiro, como ele funciona, como aplicar e quais são as aplicações mais recomendadas.

Investimento não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam, conforme você for estudando e entendendo como ele funciona, as coisas ficam mais fluídas e fáceis de compreender.

Com esses passos você saberá realmente se investimentos é pra você mesmo, e se for, cada vez mais você irá aprimorar os seus conhecimentos sobre esse mundo! Vem com a gente!

1º Assista a filmes correlacionados com investimento

Se você curte filmes, séries, e até mesmo livros, essa será uma boa opção para você começar a entender mais sobre como funciona o mercado financeiro, e como ele era a muitos anos atrás, ou seja, como tudo isso começou, quais foram as mudanças e evoluções para o dia de hoje entre outros.

Alguns dos filmes interessantes são:

Segue uma lista recheada com clássicos para quem tira proveito até do cinema!

Wall Street (1987): Ele relata a história de um jovem ambicioso que foi trabalhar no mercado de ações, e diante disso, diversos acontecimentos foram acontecendo;

Margin Call (2011): Conta a história de um rapaz que foi demitido e Wall Street e acaba deixando um pen drive para trás com todos os dados de seu banco, ao decorrer da trama, aparece diversos fatores morais e financeiros;

Enron (2005): Ele conta a história de uma enorme fraude contábil, e como tudo isso vai se desenrolando no trama;

To big to fail (Grande demais para quebrar – 2011): Esse filme relat sobre um banqueiro, que tentava salvar algumas negociações que envolviam diversas pessoas. Ele conta ao decorrer do filme sobre uma grande empresa quando está prestes a quebrar e até que ponto o governo interfere nisso;

A fraude (1999): Conta sobre um rapaz com a ambição e o ego enorme, e como ele faz para crescer dentro de sua empresa e até onde ele está disposto a ir para obter muito dinheiro.

2º Acompanhe o mercado financeiro

O mercado tem hora pra abrir e pra fechar, portanto sempre que der, acompanhe o mercado financeiro e suas oscilações, então o que mudou, baixou, subiu, se fechou em alta, em baixa, acompanhe as ações e tudo o que você achar de relevância.

Normalmente, uma notícia muito relevante pode mudar todo o aspecto de uma ação e do mercado financeiro, e é importante você saber analisar e interpretar o porquê aquilo o afetou. Você verá que com o tempo ficará muito mais fácil diferenciar as coisas.

Outra coisa importante, fique sempre ligado aos morning calls, que nada mais é do que as notícias que acometem diretamente ao mercado financeiro. É bom você estudar sobre isso, porque seus aprendizados irão aprimorar e você conseguirá entender mais a linguagem de grandes analistas, te trazendo bons caminhos para operar.

3º Procure por analistas experientes

Sempre procure por carteiras recomendadas de grandes analistas, não estamos dizendo que os novatos não são bons, mas aqueles que estão a mais tempo no mercado financeiro, sabem exatamente quais oscilações podem impactar, as previsões de ações em questão de baixa e alta, entre outros aspectos importantes.

Normalmente os analistas que tem certificado podem recomendar ações que eles acham que será um bom investimento, então sempre acompanhe algum deles para aprender mais sobre o que cada um pensa de acordo com cada aplicação.

4º Assista aos influenciadores digitais

Com a internet, ficou muito mais fácil aprender qualquer coisa, então acesse o youtube e procure por canais que falem tudo sobre investimento, renda fixa, variável, mercado secundário, de ações, títulos, contratos. Existem muito deles, como o Me poupe da Nathalia Arcuri; Ganhando a vida adoidado do Ricardo Brasil; Primo rico, entre muitos outros.

Nesses canais você consegue aprender absolutamente tudo sobre investimentos, além disso, eles fazem muitas coisas na pratica, de como abrir conta em corretora, como emitir uma DARF e diversas outras categorias que são interessantes e essenciais para o seu conhecimento.

5º Invista

Nada melhor do que investir na prática, se você souber direitinho como tudo isso funciona e seguir os passos anteriores, o que vai te ajudar a aprimorar mais ainda é começar a investir, criar conta em corretora, escolher seu perfil de investidor, selecionar as negociações que mais se enquadram com o seu objetivo e simplesmente dar o seu “start”.

Se você ainda está muito apreensivo, tente simular os seus investimentos. Na internet existem várias ferramentas que simulam as aplicações para você, assim você consegue comparar com outras e ver qual é a que mais te agrada.