Categorias
Investimentos

Investidor criativo: Como ter um bom mindset

Quer saber tudo sobre ser um bom investidor, comece com foco e uma mentalidade avançada para ter controle e leia nosso texto para entender tudo.

Você sabe o que é um Mindset? Na tradução clara significa mentalidade, e o que isso quer dizer com a bolsa de valores?

Para investir e mexer com finanças, você precisa ter um foco e uma mentalidade avançada para ter controle sobre suas vendas e compras sempre mantendo um padrão de segurança e clareza sobre os seus objetivos.

Trabalhar com a mentalidade na bolsa é uma ação inteligente. Sabe quando falamos coisas na hora da emoção, como raiva por exemplo? Nós acabamos dizendo palavras sem pensar e que não queríamos que tivesse saído. Operar na Bolsa é praticamente a mesma coisa, você deve tomar cuidado com a ambição, pois as vezes é hora de parar.

As ações oscilam muito na bolsa, e por isso deve-se prestar muita atenção no que você está fazendo, então saber a hora de agir e de parar é essencial para um bom investidor. Suponhamos que você tenha uma ótima oportunidade de vender uma ação, ou compra-la por um preço menor e depois revende-la a fins lucrativos, nem sempre, é válido adquiri-la, portanto você deve observar quais estão dentro de uma linha de risco, e o quanto você está disposto a ter prejuízo e ganhos também.

O que você faz para ganhar mais dinheiro?

Você que já pensou em operar na bolsa de valores, já deve ter imaginado que precisaria ter um dinheiro guardado para conseguir investir, mas você já fez algo para que isso mudasse? O primeiro ponto que iremos questionar é esse, você deve ter um controle em relação as suas finanças, independentemente da sua profissão.

Talvez você deve pensar, “não ganho muito com a minha profissão então não tenho como investir”, porém você pode fazer algo para que isso possa mudar, como comprar alguns produtos e revende-los por um peço maior, e realizar tarefas criativas que se associem a você, como fazer doces para vender, entre outras coisas que podem te trazer uma renda extra.

Você não precisa ficar preso ao seu salário, mas ter criatividade e determinação para ganhar uma renda extra, é o essencial para mudar o seu padrão estagnado em relação ao dinheiro. Ai você pensa, “ah mas é difícil arrumar outra coisa para fazer”, mas a ideia é se reinventar e utilizar ferramentas voltadas ao seu favor. Se você gosta de fazer docinhos ou algum produto que você manda bem, por que não utilizá-los para ter uma renda extra? Atitude é o que precisamos para sair do ponto zero.

Guarde o seu dinheiro

Muitas vezes você pode até ganhar uma renda razoável, mas já parou para pensar para onde vai aquele salário? Uma das coisas mais importante para começar a investir, é ter um capital guardado. Portanto, procure manter um controle financeiro e adicionar limites ao seu dinheiro, dando prioridade para pagamentos essenciais.

Existem diversos aplicativos que te ajudam a manter um controle financeiro e te mostra de forma ilustrativa, gráficos e índices de onde você mais gasta o seu dinheiro, funcionando basicamente como uma carteira virtual, onde diversos tópicos são colocados em ênfase, como: alimentação, contas, viagens, lojas de roupas, acessórios, entre outros. Com isso você pode ter uma ideia do qual precisa melhorar e economizar um capital.

Além disso, guardar o dinheiro é ter uma garantia, ou seja, você está sempre pronto para alguma situação que você pode não esperar, como saúde entre outros. Na bolsa, podemos considerar a mesma coisa, com controle e organização do seu dinheiro e um renda guardada, você consegue se precaver e não vai com sede ao pote. O que isso significa? Caso você tenha algum prejuízo com as negociações, você ainda terá um capital para investir e tentar recuperar aquilo que perdeu.

Economizando

Economizar o dinheiro, é outro ponto essencial para se tornar um bom investidor, por que? Quando você aplica o seu dinheiro em algum fundo ou na própria bolsa, você precisa ter um auto controle de seus gastos e analisar quais situações podem te oferecer bons lucros.

Mas o que isso tem a ver com economizar? O fato de você estar evitando gastar dinheiro com coisas que não são essenciais já é uma maturidade que muitas pessoas ainda não tem, e se você quer se tornar um investidor, vai precisar dessa maturidade. Vamos pensar em um dia a dia normal, existem muitas coisas que compramos mas que não tenham tanta importância, agimos apenas pelo impulso de adquirir tal produto. Então você pensa, “ah mas gastei 50 reais”, só que se você faz isso com outros produtos e gasta isso em média o valor já aumenta, e com o preço final, você para e vê que poderia ter gasto com coisas mais importantes.

Quando você economiza o seu dinheiro, consequentemente ele é acumulado em sua conta, e isso mostra que você tem maturidade para controla-lo e que se alguma emergência acontecer, você terá o capital guardado para usar. Na bolsa essa maturidade é a mesma, você deve saber a hora de parar e a hora de continuar, sem deixar que a ambição fale mais alto que o seu auto controle financeiro.

Disciplina

Para se tornar um bom investidor, você precisa ter disciplina, não só com o seu dinheiro mas sim com as oscilações do mercado, é quase que um “compromisso”. Se você ainda não tem um capital bom para investir, desfrute de sua criatividade, faça como na bolsa, mas na vida real, compre produtos por um preço menor, revenda com intenção de lucrar e pense sempre alto.

Economize e guarde o seu dinheiro, porque quanto mais você guarda, mais você tem. Tenha disciplina na hora de investir, então não segure uma ação sem saber detalhadamente sobre ela e sobre o que a mesma pode te proporcionar: ganho ou prejuízo?

É importante você manter esse controle mental e financeiro na sua vida pessoal, para que ela possa refletir de uma maneira simples e clara em sua vida profissional e de um investidor. Estude sobre ações, sobre controle financeiro, anote tudo o que puder e todas as suas compras e vendas, e o mais importante, tenha um foco. Se você quer algo para sua vida, trabalhe em conjunto para que aquilo se realize, busque sempre alternativas quando aparecer um problema e caso um desses problemas seja o dinheiro, tenha a determinação e a criatividade de ganhar mais e que tudo aquilo que você adquirir, possa ser guardado para usá-lo em determinada situação importante.