Categorias
Notícias

Grátis: 7 livros públicos de Renda Variável

Conheça 7 e-books gratuitos oferecidos pelo governo brasileiro sobre renda variável para você aprimorar os seus conhecimentos.

No início da quarentena, a CVM que é o portal do investidor, lançou alguns livros gratuitos para quem quer aprimorar mais o seu conhecimento sobre a bolsa de valores. Você está em casa na quarentena sem fazer nada? Aproveite essa oportunidade.

É interessante você aprimorar os seus conhecimentos sobre a bolsa de valores, porque assim começa a entender de forma mais clara o que ela é e como funciona na prática mesmo. Isso te norteia e clareia ainda mais os pontos de ações que você deve tomar dentro do mercado financeiro.

Se você gosta de ler e além disso, de investimentos, esses livros disponibilizados pela CVM irão te ajudar muito, e a sua concentração será maior pois estará lendo e aprimorando conhecimentos de um assunto interessante para você. Vamos conhecê-los?

1º Livro: “40 Anos CVM – A história da CVM pelo olhar de seus ex-presidentes”

Esse livro relata toda linha do tempo da Comissão de Valores Mobiliários, e sobre a sua comemoração de 40 anos. É muito interessante, pois você acaba conhecendo toda essa trajetória, então como tudo começou, por quais implicações tiveram que passar, consolidações e implementações de ferramentas.

É da narrativa de George Vidor, um palestrante e jornalista que é envolvido nesse meio, e o seu olhar crítico sobre os ex-presidentes. Todas as áreas estão introduzidas na história, como as políticas, econômicas entre outras.

Para acessar o livro, clique aqui.

2º Livro: “Mercado de valores mobiliários Brasileiro”

Esse livro teve início Comitê Consultivo de Educação da CVM e assim desenvolvido, nesse grupo vários institucionais participaram, como a BM&F e Bovespa (que você já deve ter ouvido falar), ANBIMA, IBGC entre outros. Ele é muito interessante de se ler pois é bem estruturado em relação aos assuntos, detalhando os mesmos.

Ele fala sobre a economia, o mercado de valores mobiliários e sua correlação com o financeiro, ele relata sobre interligações com os investidores, fundos, bolsa de valores, funcionamento do mercado, grandes análises entre muitas outras coisas.
Ou seja, praticamente tudo sobre o mercado financeiro, suas correlações e funcionamento, você saberá exatamente sobre seus aspectos.

Para acessar o livro, clique aqui.

3º Livro: “Relações com Investidores: Da Pequena Empresa ao Mercado de Capitais”

Esse livro conta um pouco sobre as pequenas e médias empresas e como é possível fazer estratégias para se interligarem ao mercado financeiro, oficializem alguma oferta pública e entrar pra esse ramo de negociações e aplicações da mesma.

Além disso, ele relata sobre os principais pontos a serem considerados para uma boa relação diretamente com os investidores, e como tudo isso acontece englobado a pequenas estratégias, mas que funcionam.

Para acessar o livro, clique aqui.

4º Livro: “Mercado de Derivativos no Brasil: Conceitos, Produtos e Operações”

Esse livro conta sobre os mercados derivativos no Brasil, em realização da CVM, BM&F e Bovespa, o objetivo era deixar o mesmo mais específico sobre o assunto, dividido em alguns tópicos muito importantes.

Alguns desses tópicos são: Como funciona os derivativos, para que eles servem, em que circunstâncias eu penso em investir nele, as taxas de juros sob o mesmo, commodities, entre outras categorias gerais relacionadas especificamente a esse assunto.

Para acessar o livro, clique aqui.

5º Livro: “Análise de Investimentos: histórico, principais ferramentas e mudanças conceituais para o futuro”

Como o próprio nome diz, esse livro fala sobre as análises de investimentos, então como eu devo analisar tais investimentos, essa estratégia muda de uma aplicação para outra? São todos os gráficos que preciso ler e interpretar profundamente? Quais são as abordagens esperadas para o futuro?

Então nele, você conta com diversos aspectos relacionado a análise, e aprende mais sobre a linguagem de grandes analistas no momento de estudar e interpretar uma ação por exemplo. Se você não entende nada sobre o assunto, esse livro é um bom indicativo.

Para acessar o livro, clique aqui.

6º Livro: “Direito do Mercado de Valores Mobiliários”

Diferente do segundo livro, esse não conta sobre todo o aspecto do mercado e o seu funcionamento. Eles se baseiam praticamente no que constitui essa estrutura, então todos os seus agentes e alguns processamentos realizados pelo mercado mobiliário.

Ele aborda diversas categorias, como a regulação das empresas, todos os seus serviços e produtos prestados, sobre a posição da CVM em relação ao mercado mobiliário e como ela se posiciona mediante as situações que são propostas ou até mesmo contrárias.

Para acessar o livro, clique aqui.

7º Livro: “Planejamento Financeiro Pessoal”

Como o próprio nome diz, esse livro se baseia praticamente em todos os pontos que devem ser levados em consideração para um bom planejamento financeiro pessoal. Ele começa lá do zero, ou seja, quais são as atitudes a serem tomadas para comer a organizar essa parte da sua vida?

Quais são as estratégias que você pode tomar para conseguir atingir os seus objetivos de diversos prazos, e como você vai adequá-las o espaço da sua rotina diária? Então ele aborda todos os pontos que você precisa para ter uma vida financeira organizada e conseguir investir através disso.

Para acessar o livro, clique aqui.

Informações de investidor.gov