Categorias
Notícias

Dinheiro X Pandemia, como conciliar os dois?

O mundo vive um momento inusitado, agora é hora de pegar referências para sobreviver diante o caos mundial.

A pandemia chegou esse ano e acabou com os seus planos não é mesmo? Com isso, nós ficamos meio perdidos mesmo, sem saber exatamente o que fazer para sustentar o nosso salário que pode ter sido reduzido, e ao mesmo tempo conseguir gastar com as coisas essenciais.

Para isso, precisaremos falar sobre algumas organizações e mudanças de hábitos, pois o planejamento financeiro tem uma importância enorme, principalmente nesses tempos de pandemia, onde tudo ao nosso redor ficou muito instável, inclusive o dinheiro.

Existem algumas formas que você consegue fazer uma renda extra, e com isso, pode te ajudar muito a planejar mais a sua vida financeira e determinar limites. Você mesmo cria a sua lista de gastos, não existe um padrão, pois o que é essencial para você, talvez não seja para mim. Fique ligado que traremos algumas dicas.

Mude a sua mentalidade financeira

Você tem um sonho? Daqueles de viajar para um lugar lindo ou conquistar o seu carro? Então, você consegue fazer isso, mas a mentalidade financeira deve estar bem apurada. Por que eu digo isso? Além da sua força de vontade, você precisa ter um foco quando a questão é aumentar a sua renda, porque assim fica mais fácil de você se manter no caminho e não cair nas tentações.

Primeiramente é, você precisa ter bem claro os seus objetivos, “ah eu quero juntar R$ 30 mil para comprar o meu carro”. Portanto mentalize isso e coloque como um objetivo de curto, médio ou longo prazo, e toda vez que você for gastar cm algo que se julga desnecessário, você lembrará da sua determinação.

Não sei para vocês, mas para mim, juntar dinheiro nem sempre foi tão fácil, e não é por questão de não possuir condições, mas sim ter a falta de uma mentalidade financeira. Nesses tempos de pandemia, isso ficou ainda mais sensível de se falar, porque está tudo muito parado, muito difícil. Então você precisa começar a mudar os pensamentos, direcionando eles para a nossa condição atual, então aquilo que você deseja agora, talvez não seja o que você precise.

Anote toda a sua movimentação financeira

Tudo o que você for fazer, compras no mercado, academia, manicure, máscaras, equipamentos de proteção, deixe exatamente anotado em uma planilha ou em um caderno mesmo, e ao lado dos itens coloque em cada um o determinado valor que você pagou.

Por que fazer isso? Quando você deixa anotado sobre tudo o que gasta, você consegue ter mais uma noção de para onde o seu dinheiro está indo, se é pra lazer, pra coisas essenciais, para extras entre outros. Com isso você estará adquirindo um controle melhor sobre eles, podendo se policiar todas as vezes que for comprar.

Lembra que falamos sobre o foco? Então, quando você anota tudo, você passa a ter uma ideia se está ou não no caminho certo para atingir aquele objetivo que você determinou. Portanto organize sempre em categorias e subcategorias para conseguir planejar os seus próximos passos.

Tente alguma forma de adquirir uma renda extra

Sabemos que muitas pessoas acabaram perdendo o emprego, ou tiveram o seu salário reduzido, e uma outra forma de te ajudar é com uma tentativa de renda extra, como vendas de cursos, brigadeiros, bolos, consultorias entre milhares de outras coisas que você pode fazer para adaptar-se a essa rotina.

A renda extra vai te auxiliar em muitas coisas, onde você pode usar esse dinheiro para investir por exemplo, e deixa-lo ali rendendo uma boa quantidade para fazer o fluxo do capital girar.

Então se aprofunde nas possibilidades e pense, o que será que as pessoas estão precisando mais nessa pandemia? A questão é, se remodelar as demandas desse novo cotidiano, e assim, formar uma boa renda com trabalhos essenciais para o hoje.

O mundo que conhecíamos antes dessa pandemia pode nunca mais voltar a ser o mesmpo, você está preparado para viver com isso? (Foto: reprodução)
O mundo que conhecíamos antes dessa pandemia pode nunca mais voltar a ser o mesmpo, você está preparado para viver com isso? (Foto: reprodução)

Invista

Agora que você planejou os seus objetivos, suas categorias e conseguiu até mesmo fazer uma renda extra, utilize esse dinheiro em investimentos, esqueça da poupança, procure por negociações que te trarão mais resultados, mas cuidado, é sempre com muito conhecimento e atenção que você tem que fazer isso.

Se você ficar confortável de investir apenas em renda fixa, ou apenas em renda variável, faça. Mas lembre-se, ajuste os seus objetivos naquilo que te trará benefícios.

O mundo dos investimentos está cada vez maior, e com mais pessoas sabendo lidar e movimentar o seu dinheiro lá dentro, não tem segredo, é aprimorar conhecimentos, pesquisar sobre ações e manter a sua vida financeira estável, por mais que seja pouco, mas dentro de padrões de organização.