Categorias
Bolsa de Valores

Conheça o Mercado Financeiro com histórias verídicas, acredite!

Livros de histórias reais sobre acontecimentos pelo mundo que tem a ver com a economia de um modo geral

Você conhece sobre o mercado financeiro? Não, então nos acompanhe para saber as principais características dele e suas histórias. Para você se adequar mais no assunto, basicamente o Mercado Financeiro é um lugar que ocorrem negociações de produtos financeiros. Dentro de toda negociação, temos investidores que aplicam e compram ações, assim como investidores que vendem as ações, podemos encontrá-los em todos os perfis de investidores.

No entanto, nem todas as negociações são iguais, ou seja, podemos encontrar pessoas que “emprestam” dinheiros e quem pega o dinheiro para devolvê-lo com juros. Portanto, as negociações também ocorrem de formas diferentes, e tudo depende do estilo de investimento que você escolhe para fazer.

No mercado financeiro, há bons negócios, mas também há negócios que não são uma boa ideia. Sempre que você começar com um investimento, é preciso conhecer certas negociações e ações através de corretoras e grandes analistas. O conhecimento de tipos de negociações e como fazê-las é essencial para se tornar um bom investidor. Vamos conhecer alguns livros que contam histórias sobre a Bolsa.

O livro pode ocupar pouco espaço e sua história não pesa nada, leia! (foto: reprodução)
O livro pode ocupar pouco espaço e sua história não pesa nada, leia! (foto: reprodução)

O homem que roubou Portugal – Murray Teigh Bloom

Conta sobre a história de um cara que cometeu o maior golpe financeiro da história. Essa fraude financeira se caracterizou pelo PIB, representou quase 1% do PIB de Portugal. Arthur era um comerciante falido, e acabou se tornando um dos homens mais ricos e poderoso do país em apenas 2 anos. Durante toda a trama, Arthur decide falsificar seu diploma para ir para Angola.

Ao voltar para Portugal, Arthur compra uma empresa que revende carros da marca Americana e quando quis adquirir essa empresa, fez inúmeros cheques sem fundos. Fora isso, ele comprou outras companhias também, como a mineira de Angola e ao descobrirem sobre os cheques falsos, Artur acaba sendo preso mas por ter influência acaba saindo da prisão.

Após sair da prisão, ele começa a planejar um ultra golpe que envolve muito dinheiro, ao longo da trama, vai passando todos os passos de Artur e tudo o que ele planeja e faz para que esse golpe aconteça. Para você ter uma noção do tamanho do estrago, até João Pessoa esteve presente em seu julgamento.

Ler amplia os horizontes e ajuda a clarear as ideias, te deixa mais culto e esclarecido também, então, vamos ler! (foto: reprodução)
Ler amplia os horizontes e ajuda a clarear as ideias, te deixa mais culto e esclarecido também, então, vamos ler! (foto: reprodução)

Eu, Alberto Cacciola confesso…

Alberto Cacciola conta a sua própria história no livro que parte dela já é conhecida. Não se sabe até que ponto é verdade sobre as histórias que estão escritas no livro. Basicamente, toda a sua história é passada no livro, como, quando começou no Mercado financeiro, suas movimentações, quando sua empresa quebrou e por quê.
A história da quebra do banco de Alberto, que era a Marka, foi um grande marco na história, e no livro ele diz que o prejuízo foi aproximadamente de 56 milhões de reais, porém o governo diz que o prejuízo foi em torno de R$ 1,5 bilhões de reais para os cofres públicos do país.

Além de tudo, no livro ele acaba acusando Fernando Henrique Cardoso por grandes crimes financeiros, inclusive, pela quebra de seu banco. Ele deixa claro no livro que não é um criminoso.

É interessante pois você fica sabendo dos principais marcos que aconteceram na vida dele, como o sequestro que ele sofreu, a fundação do banco dele, o desenvolvimento e todo planejamento que ele teve pra entrar nesse ramo. Outros fatores importantes e interessantes é que mostra quem foi prender ele, quem o processou e o pior, era quem ele menos esperava – Roberto Medina, o cara que ele fez negociações e que ajudou a sua família, ou seja, quase que um parceiro.

Livro de papel ou digital, seja qual for seu formato, é sempre bem vindo a qualquer momento (foto: reprodução)
Livro de papel ou digital, seja qual for seu formato, é sempre bem vindo a qualquer momento (foto: reprodução)

Projeto Maratona – e IPO da BM&F

Gosta de história e Bolsa de Valores? Esse livro é pra você, ele conta como tudo começou, as instituições financeiras, os bancos de dados de investimento e como tudo isso era nos tempos antigos. Outra coisa que o livro fala também é, como foi a desmutualização da BM&F, que é basicamente quando ela deixa de ser uma associação sem fins lucrativos e passa a ter uma sociedade de ações.

Um bom livro com chá e uns biscoitos, dá pra encarar em qualquer época do ano, invista em seu conhecimento (foto: reprodução)
Um bom livro com chá e uns biscoitos, dá pra encarar em qualquer época do ano, invista em seu conhecimento (foto: reprodução)

Além de tudo, ele fala sobre a primeira IPO do mundo e como tudo aconteceu. É interessante pois você vai conhecendo como foi surgindo e evoluindo esse ramo de investimento desde muito tempo atrás. Além disso, ele fala sobre todas as tramas que foram acontecendo, como as brigas que deram, as intervenções dos advogados no meio desses processos, e detalhadamente de como tudo aconteceu e foi evoluindo. Um ponto interessante que o livro aborda também, é sobre os problemas financeiros que tinham naquela época, ou seja, os golpes não são de hoje.

Conclusão

Esses três livros abordam diferentes tipos de assuntos que estão interligados e talvez se você achar o conteúdo da internet um pouco confuso, no livro são contadas histórias que aconteceram e como elas foram sendo desenvolvidas diante de um prejuízo, um quebra de um banco, e como o mercado financeiro foi se modificando em relação a essas histórias.

Muitos dos golpes que foram acontecendo, trouxeram inúmeros prejuízos para títulos públicos e milhares de funcionários, seja do banco, ou de uma empresa que se quebrou. Você conseguirá acompanhar todas essas tramas com clareza e exemplos que serão descritos no livro, talvez, fique mais fácil de entender e descobrir a raiz desse mundo.