lllll
Categorias
Bolsa de Valores

Conheça o Índice Ibovespa

Uma boa marca para você acompanhar as oscilações da Bolsa

É muito comum ouvir notícias que o Índice Ibovespa subiu ou caiu, para o conhecimentos de todos, o Índice Ibovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3 (Bolsa de Valores), e é composto pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses.

Tudo o que você precisa saber

O Índice Ibovespa existem desde 1968, e significa um índice teórico de ações que indica a oscilação de um grupo de ações, porém esse grupo tem mudanças constantes sempre quando ocorre o rebalanceamento do índice. O índice é rebalanceado 3 vezes ao ano, o primeiro de janeiro à abril, depois de maio à agosto e o último de setembro à dezembro, entrando em vigência na primeira segunda feira do mês, a não ser que seja feriado, nesse caso a vigência passa a ser no dia seguinte. Esse rebalanceamento quer dizer que a cada quatro meses entra ou sai ação do índice.

A Vale do Rio Doce representa quase 13% do índice, e isso significa que se a empresa subiu 100% ela vai influenciar nesse índice 13%, ou seja o índice ibovespa sobe 13%, o mesmo acontece se cair. 40% do índice ibovespa é composta por praticamente 6 ações, formada pela Petrobras, Vale do Rio Doce, Itaú e Ambev.

Portanto, quando dizem que o índice ibovespa subiu é porque maior parte das ações subiram, e não é só isso, quando acontece de mudar presidente da empresa ou sai alguma notícia de problema relacionado a empresa também influencia no índice, já que essas empresas representam uma boa porcentagem do índice.

Existem alguns critérios para determinar esse índice, como por exemplo negociabilidade, ou seja, quantas vezes a ação foi negociada, o volume dela, sem tem ou não porcentual Tag Along, entre outros.

As regras principais que a Bovespa usa para calcular esse índice é, primeiro desconsidera as Penny Stocks (ações pequenas) pois são abaixo de 1 real. Também não faz parte do índice as BDR (ações do exterior), empresas em recuperação judicial, empresa com administração especial ou temporária especial e nem empresas com suspensão de negociação ou que fique com 50 dias sem ser negociada.

Há ainda quem opte por render igual o índice Ibovespa, para isso é preciso comprar o índice ibovespa no mercado futuro. Por exemplo, a Vale do Rio Doce que vale aproximadamente 13% do índice, será preciso comprar 13 mil reais de ações da Vale, fazendo isso você irá oscilar/render igualzinho a Ibovespa. Mas não basta comprar de apenas uma empresa, é preciso comprar pelo menos o proporcional, assim ao final de 4 mês verá que sua carteira oscilou exatamente como o índice Ibovespa.

*Com informações da B3, Wiki e tradingview.