Categorias
Notícias

Confira quais são as 7 capacidades mais bem pagas do Brasil

Se você também acha que sempre tem o que melhorar, encontre aqui capacidades que realmente poderão te favorecer profissionalmente.

Quanto você ganha para trabalhar por dia? 50, 100, 200 reais? Aqui iremos citar 7 capacidades que podem te fazer aumentar esse valor, e são coisas que muitas pessoas não fazem. Às vezes a gente desacredita de algum aprendizado financeiro, mas ele é essencial na nossa vida.

Comece sempre pensando na parte financeira, de como ela irá funcionar pra você e o que você tem capacidade de mudar para ganhar mais dinheiro e ser mais reconhecido. “Estou sem dinheiro e não sei o que fazer”, com várias dicas que trazemos aqui você vai conseguir sair do negativo, claro, se fizer tudo direitinho.

Ganhar dinheiro é difícil hoje em dia, mas você tem que saber trabalhar, pois existem muitas pessoas que querem apenas o trabalho mole, sem ter que dar muito esforço, e já citamos aqui que um dos ingredientes para a receita do sucesso é trabalho duro.

O mercado de trabalho é feito de ciclos e capacidades

Para introduzirmos as nossas capacidades aqui, devemos salientar uma coisa muito importante. Tudo o que você for fazer em sua vida, requer desenvolvimento de habilidades e muita prática, e no mundo do trabalho isso não é diferente.

Todo mundo é capaz de construir, você já pensou que pode ser capaz? (Foto: reprodução)
Todo mundo é capaz de construir, você já pensou que pode ser capaz? (Foto: reprodução)

O mercado de trabalho é feito de ciclos, portanto a capacidade que você precisou ter de desenvolver para ganhar dinheiro a 30 anos atrás, não são as mesmas da atualidade, pois inúmeras mudanças foram acontecendo, tanto em questão tecnológica, industrial, e novos ramos de serviços foram aparecendo, e ainda aparecerão futuramente.

Vamos listar duas habilidades aqui importantes, a primeira é a Hard Skills, onde são capacidades que você aprende numa faculdade por exemplo, e elas estão mais conectadas com a parte técnica do negócio, ou seja, específicos daquela área em que você está estudando. A segunda é a Soft Skills são mais ligadas as emoções, e capacidades psicológicas comportamentais, que também podem ser até mais importantes do que as Hard Skills.

Vamos citar as habilidades soft skills aqui que é importantíssimo ter, e muitos acham que possuem, mas na verdade não tem nem metade delas. Se você está acima da média em relação as capacidades, seu salário também fica no mesmo patamar.

1º Capacidade: Pensamento Crítico e Análise

Vamos a um exemplo clássico e pense na resposta que você daria. Supondo que o escritório ou estabelecimento que você trabalha esteja pegando fogo, o que você faria?

A) Apagaria o fogo com um extintor
B) Sairia correndo
C) Chamaria o corpo de bombeiros
D) Todas as anteriores

Uma pessoa que tem um pensamento com uma análise crítica, daria a resposta: Depende. Mas por que? Você sabe usar um extintor? Sabe qual é o número do corpo de bombeiros? Então esses tipos de perguntas te fazem analisar o que fazer e como realizar aquela tarefa.

Pessoas que possuem esse pensamento, chegam mediante a uma situação analisam todos os pontos a serem tomados e sabem exatamente quais passos ela terá que dar para executar aquilo, então é saber agir em determinados momentos e como reagir a quaisquer situações presentes.

2º Capacidade: Adaptabilidade e tolerância à estresse

O mundo está em constate mudança, e consequentemente as empresas e todas as outras estruturas precisam se adaptar as mesmas, mas nem sempre é fácil, pois terão que ter quebras de padrões por aí, onde a correria acontece, os erros, e a tolerância nesses momentos é a melhor atitude a se tomar.

Portanto, você precisa ter mais tolerância ao estresse e também se adaptar as mudanças que acontecem, porque não pode só a empresa mudar e você ficar pra trás, com a cabeça de 40 anos antes. Renovação acontece o tempo todo, para alguns sendo mais fácil e para outros sendo mais difícil, só que nesse momento acontecem muitas discordâncias de quais atitudes tomar.

Outra coisa muito importante, não filtre a energia do seu ambiente de trabalho, nem tudo são flores, e a correria, cansaço e estresse acabam trazendo mais discussões entre funcionários, portanto tenha seu foco no serviço mas sempre com boas energias, sem deixar isso ficar fixado na sua cabeça.

3º Capacidade: Liderança e influência social

O quanto você é capaz de influenciar as pessoas ao seu redor? Faça essa pergunte e analise todo o seu histórico dentro do ambiente de trabalho. Isso deve acontecer independente do cargo que você possui na empresa, estagiário, funcionário, voluntário ou o que for.

Você é um lider, pense nisso! (Foto: reprodução)
Você é um lider, pense nisso! (Foto: reprodução)

Comece a pensar como você pode influenciar as pessoas que estão ao seu redor de modo positivo, sendo com ajuda, pontos de vista, emocional ou quaisquer capacidades que você mesmo possuir. Você verá que quando mudar o seu modo de pensar e de agir, muitas pessoas te veem como exemplos e passam a fazer o mesmo.

Seja líder! Mas como se eu não sou chefe? Por isso mesmo, pois liderar, não significa mandar e desmandar ou fazer o papel de um superior, mas sim ajudar as pessoas que estão em sua volta a crescer profissionalmente, é saber que o conjunto desenvolve como trabalho em equipe e que não é só você que vai fazer as coisas acontecer.

4º Capacidade: Inovação e criatividade

Criatividade e inovação é a chave para o desenvolvimento. É olhar para um processo administrativo e fazer de uma forma diferente e mais eficaz, é criar jeitos novos de executar aquilo, portanto comece a pensar o que você pode fazer para mudar a rotina do seu dia de trabalho.

Ter ideias e inovar faz toda a diferença (Foto: reprodução)
Ter ideias e inovar faz toda a diferença (Foto: reprodução)

Não caia na mesmice, se você analisou um ponto do seu trabalho e viu que se fizer de forma diferente será melhor ainda, faça, quebre padrões para o lado positivo, porque com certeza você será bem recompensado por isso.

Costumo falar que em um emprego você sempre tem que dar mais do que você faz. Portanto faça sempre o seu melhor, invente, inove, crie e recrie, pois isso pode influenciar a muitas pessoas no futuro da empresa.

5º Capacidade: Aprendizado contínuo

O aprendizado contínuo que queremos trazer aqui não é só sobre uma pós-graduação, doutorado, especialização, isso era a chave a um tempo atrás, porém hoje ele apenas ajuda, não é o padrão ouro que vai te trazer mais dinheiro.

Sempre é tempo de aprender (Foto: reprodução)
Sempre é tempo de aprender (Foto: reprodução)

O aprendizado contínuo consiste em desenvolvimento e conhecimento das habilidades de soft skills por exemplo, então como liderar, novos processos administrativos, metodologias ágeis e processos de ideação.

Portanto saiba reconhecer, e faça treinamentos em cima dessas categorias, pois elas vão te ajudar muito, principalmente a se tornar um profissional de verdade.

6º Capacidade: Inteligência Emocional

Essa é uma das mais difíceis de citar, ela vem sido estudada por grandes cientistas comportamentais, e é isso que as grandes empresas buscam na maioria dos trabalhadores.

Você sabe abraçar, mesmo quando as pessoas podem não merecer? Fazer considerações que defendam seus sentimentos? (Foto: reprodução)
Você sabe abraçar, mesmo quando as pessoas podem não merecer? Fazer considerações que defendam seus sentimentos? (Foto: reprodução)

Hoje em dia, as empresas não estão tão conectadas somente ao seu perfil, ao histórico de trabalho que você tem, mas sim com o seu comportamento, portanto, como você se sairia mediante uma crise? Se você é uma pessoa que se estressa muito fácil e reage as situações por impulso, essa é uma capacidade que você terá que desenvolver.

Nem sempre é fácil mudarmos o nosso jeito, mas temos que nos adaptar. Tudo o que formos fazer, é preciso ter tolerância e saber controlar a razão e a emoção, isso faz um diferencial muito grande no mercado de trabalho, portanto mostre uma postura diferente, onde você consegue analisar e ter maturidade o suficiente para resolver aquela situação.

7º Capacidade: Conhecimento tecnológico

Você não precisa saber detalhadamente sobre uma ferramenta, mas é preciso saber o mínimo de tecnologia, portanto tenha curiosidade de saber como as coisas funcionam, como o facebook ganha dinheiro, por que aparece propagandas no seu celular quando você fala perto dele sobre um determinado produto, então é buscar o conhecimento.

A tecnologia está presente em nossas vidas e continuará evoluindo pelo resto delas, portanto aprender sobre o mínimo é o essencial, e se adaptar as mudanças delas também é preciso.

Vamos dar um exemplo como os bancos digitais, você tem um conta neles? Sabe como mexer? Saia do padrão, crie uma conta, entenda o funcionamento e veja como a praticidade pode chegar na sua vida de forma mais rápida. Então não fique com a cabeça lá no passado, mas sim no futuro.

Conclusão

Se você desenvolver todas essas capacidades citadas acima, você consequentemente irá ganhar mais dinheiro, porque se tornará um profissional qualificado, e é isso o que importa. Conhecimento é bom e completamente necessário, mas o desenvolvimento de habilidade emocionais é tão importante quanto, senão até mais.