Categorias
Investimentos

Como não depender só do INSS com a Reforma da Previdência

Entenda como fazer seu dinheiro render mais.

Atualmente esse está sendo um assunto que muitos brasileiros estão em cima no momento, quando se trata de mudanças dos anos de contribuições correlacionados aos trabalhadores, a situação fica ainda mais séria, deixando milhares de pessoas preocupadas com as suas próprias aposentadorias.

Entre diversas propostas previstas para uma nova mudança, é uma nova forma de realizar o cálculo, em vista que o trabalhador possa receber 100% do seu salário, onde serão previstos 40 anos de contribuição para que isso aconteça.

Podemos ver que muitas pessoas ainda ficam em cima do muro, receosas de contribuir e a lei acabar mudando futuramente, então tudo está muito incerto.

Porém, nós podemos começar a pensar no nosso futuro e fazer o nosso próprio investimento pensando lá na frente. Uma dessas opções é a Previdência Privada, vem comigo que eu te explico como funciona.

O que é o investimento de Previdência Privada?

Os investimentos de previdência privada são como uma complementação da sua aposentadoria, ou seja, ele visa atingir seus objetivos de longo prazo. Em todo o lugar do mundo, eles existem e podem ser redirecionados por uma empresa ou seguradora.

Eles te dão a opção de comprar uma renda por muitos anos da sua vida, onde a cada investimento existe o acumulo do valor que você irá poder tirar quando quiser parar de trabalhar. Claro, que esse tipo de negócio te trará mais renda e credibilidade.

A ideia é, a previdência privada ser um plano de ação no seu futuro, porque ao se aposentar o valor que é retirado do INSS, pode não ser integral de suas contribuições, ainda mais sem saber o que pode ser mudado daqui anos.
Benefícios da Previdência Privada

Além de ter uma rentabilidade maior do que o próprio valor do INSS (dependendo dos casos), ele é um investimento seguro, acessível e com aplicações a partir de R$ 50 reais, ou seja, se forma programada mês a mês, você consegue deixar o seu futuro separado em segurança.

Ela é uma forma de complemento para você, que por mais que você esteja nos anos de contribuições, ela será um dinheiro a mais para você pagar a faculdade do seu filho, escola do neto ou até mesmo usar esse valor para viajar e aproveitar tudo de bom que a vida oferece.

Modalidades

Existem duas modalidades da Previdência Privada: PGBL ou VGBL.
Na PGBL, você consegue ter uma vantagem de benefício fiscal no próprio ano que você começou a investir, ou seja, se o valor que você tira é tributável e você faz todos os tramites de declaração do imposto de renda, é viável que possa ser deduzida até 12% da renda bruta.

A segunda modalidade, VGBL, é indicado para pessoas que não precisam declarar imposto de renda, a diferença não é tanta, somente na tributação dos rendimentos. Portanto o IR, só irá incidir na renda dentro do próprio período, ou seja, quanto mas o dinheiro ficar lá, menos você irá pagar de imposto.

Outros tipos de investimento

Além dessa modalidade, existem diversos tipos de investimentos que você pode usar para longo prazo, assim como renda fixa ou variável, ai dependerá de você, do caminho que você quer traçar para atingir os seus objetivos.

Em geral, a área de investimentos está cada vez mais ampla e facilitada para você, onde você pode escolher investir por objetivos de curtos, médios e longos prazos. Basta se organizar, e separar aquele dinheirinho para modificar a sua vida financeira.

Você pode escolher deixar seu dinheiro em outras modalidades que também são tão seguras quanto a Previdência Privada, conforme diferenças percentuais das taxas básicas, você já entra ou sabendo quanto vai receber daqui x anos ou o quanto de dinheiro vai deixar para render.