Categorias
Notícias

Caixa libera novos saques do FGTS

Caixa iniciou o pagamento do saque emergencial do FGTS

Devido a crise que o País está vivendo, acontece a nova liberação do FGTS a partir desta segunda-feira (29).

A Caixa Econômica Federal começou nesta segunda a liberação, os pagamentos serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual.

Calendário de recebimento

O Saque Emergencial FGTS, autorizado pela Medida Provisória nº 946/2020 de 07/04/2020, faz parte do conjunto de medidas adotas pelo Governo Federal para enfrentar os impactos causados pelo novo Coronavírus (COVID-19).

Tem direito ao saque todos os trabalhadores titulares de conta FGTS com saldo, incluindo contas ativas e inativas, com limite de saque de R$ 1.045,00 por trabalhador.

Na tentativa de evitar aglomerações nas agências, a Caixa determinou datas diferentes de acordo com o calendário.

Mês de nascimento Crédito em conta Saque ou transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 6 de julho 8 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 5 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 3 de agosto 3 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 8 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro

O calendário foi estabelecido com base no mês de nascimento do trabalhador e contém dados que correspondem a valores de crédito na conta de armazenamento digital social, quando os recursos podem ser usados ​​em estatísticas eletrônicas, além de dados a partir de quando os recursos disponíveis estão disponíveis para saque em espécie ou transferência para outras contas.

Caso não haja movimentação na conta de economia social digital até 30 de novembro deste ano, o valor será devolvido à conta do FGTS com devida remuneração do período, sem prejuízo para o trabalhador. Se após esse prazo, o trabalhador decidir fazer a emergência, poderá solicitar pelo Aplicativo FGTS até 31 de dezembro de 2020.

A Caixa disponibiliza os seguintes canais de atendimento para informações sobre o saque emergencial do FGTS: site fgts.caixa.gov.br, Telefone 111 – opção 2, Internet Banking Caixa e APP FGTS.

Aplicativo FGTS

Através do aplicativo FGTS você consegue fazer várias consultas diretamente no seu celular.

APP FGTS
APP FGTS

Através do app você pode consultar o valor do saque, consultar a data em que o recurso será creditado na poupança social digital, conforme calendário, solicitar o desfazimento do crédito efetuado na poupança social digital, entre outros recursos.

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Consulta de saldo e informações

Existem 3 formas para você consultar rapidamente o valor do saque e a data, pelo site fgts.caixa.gov.br, pela central de Atendimento CAIXA 111, opção 2 e pelo Internet Banking Caixa.

*Com informações da Caixa, Agência Brasil e G1.