Hoje vamos abordar um tema que muitas pessoas tem dificuldade em compreender e até mesmo não sabem comparar o quanto vale a pena investir em tal operação. Normalmente, existem diversos tipos de operações financeiras a serem feitas, como o CDI, LCI, LCA, LC, tesouro direto, entre outras formas. Você sabe quanto é o risco de cada uma ou quais delas podem render mais para o seu dinheiro? Vamos entender um pouco mais sobre elas.
De início precisamos saber como utilizar e aplicar o dinheiro em uma dessas modalidades, principalmente a renda fixa. Às vezes você é um pequeno investidor que não quer muito depender somente da Bolsa mas com o capital que você tem, quer investir e fazer com que o dinheiro renda mais do que o esperado, renda fixa é uma boa? Talvez.
Normalmente, os riscos são menores na renda fixa e seu rendimento acaba sendo maior do que a poupança por exemplo. No entanto, esse percentual de ganhos pode ser menos do que outros investimentos mais simples, até mesmo incluídos na bolsa de valores. A questão é, você sabe o que é renda fixa? Vamos aprender um pouco sobre ela e iremos abordar maneiras que sejam melhores para investimento, pois a renda fixa depende de outros fatores para valer a pena, no entanto, atualmente ela não está valendo mais a pena.
O que é Renda Fixa?
Você já guardou dinheiro na poupança do seu banco alguma vez? Então, renda fixa é como se fosse uma poupança, a diferença é que, você consegue prever o quanto de rendimento o seu dinheiro vai dar, antes mesmo de aplica-lo. Portanto você coloca um valor x no simulador e observa o quanto de rendimento ele vai te dar em um determinado período (2, 5, 10 anos e assim por diante).
Outras diferença importantes que a renda fixa apresenta da bolsa ou outra variabilidade de operação financeira é que, na renda fixa você não tem “prejuízo” ou seja, você não vai perder dinheiro ao cair uma ação por exemplo. Se você tem vontade de investir em renda fixa, ela é bem simples de se fazer, além de tudo, você conta com o mesmo seguro da poupança, que é o Fundo Garantidor de Crédito – FGC.
Agora que entendi o que é renda fixa, ela traz alguma garantia de que você vai receber aquele dinheiro? Podemos concordar em partes, pois algumas não tinham o mesmo seguro da poupança. CcoEla até traz a garantia do dinheiro que foi calculado como renda, porém, isso depende muito das condições de taxa do Selic, pois se ele estiver baixo, consequentemente a sua rentabilidade da renda fixa também será baixa.
O que é o Selic?
O Selic – Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é uma taxa básica de juros para os financiamentos diários da economia do Brasil, ou seja, ela funciona como um indicador financeiro que e usado como uma base para as operações financeiras no mercado que possuem títulos públicos, atuando também nos investimentos que promovem mais segurança no mercado.

Podemos observar que ela funciona também como um controle na emissão e compras e vendas dos títulos públicos, sendo utilizada pelo governo ela trabalha a cargo do Banco Central do Brasil, que a cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária (Copom) tem a função de definir e ajustar uma meta para a taxa que deve ser usada no mercado, e isso se chama Selic Meta. Com isso, é fácil manter o controle de todas as negociações de títulos ficarem em cima da mesma taxa.
O funcionamento da Taxa de Selic é dado através da necessidade do governo em construir títulos públicos, então para a construção de hospitais, escolas e outros estabelecimentos, é necessário que ele tenha impostos em mãos ou o Tesouro Nacional. Portanto esse tesouro nacional, funciona como uma base de sustento de investimento para o governo conseguir construir esses locais.

Selic X Renda Fixa
A Selic impacta de forma significativa todos os rendimentos de renda fixa e CDI (Certificado de Depósito Interbancário, taxa de operações entre bancos). Isso quer dizer que quanto mais alto for o Selic e CDI, mais alto meus rendimentos? Basicamente podemos dizer que sim e para entendermos melhor vamos aos exemplos.
Suponhamos que você tenha colocado seu dinheiro e visto que a rentabilidade dele seria 100% em um CDI investido em um local de CDB (produto emitido pelos bancos para captar recursos) por exemplo, caso a taxa da Selic caia, o seu dinheiro continuará com a mesma porcentagem de rendimento, o que muda é que o valor será recalculado em cima da taxa de juros do Selic.
A principal diferença é essa, na Bolsa de Valores você assume um risco e tem chances de perder o dinheiro, mas se você souber onde aplicar e tiver algum analista ou corretora que saiba o que está fazendo, é fácil de se ganhar dinheiro também. Já a renda fixa você não corre tanto risco, mas ela é totalmente dependente da taxa de juros do Selic, por isso, hoje em dia não vale a pena investir em renda fixa, pois a taxa de juros do Selic está muito baixa, deixando de trazer uma rentabilidade para o seu dinheiro.

Pontos positivos da renda fixa.
Gestão de financiamento qualificada: Quando você escolhe investir em renda fixa, você obtém uma gestão financeira bem qualificada, como analistas, gráficos e conhecimento dos investimentos de forma profunda.
Menos riscos: O volume financeiro do fundo acaba sendo alto, pois essa aplicação é incluída em investimentos e títulos, trazendo menos riscos de ter prejuízo, nos quais apresentam as instituições financeiras variáveis.
Resgate o valor a qualquer momento: Pelo caminho dos fundos de investimento você consegue resgatar o valor que aplicou a qualquer momento, porém, tome cuidado ao solicitar o valor 30 dias antes do vencimento, pois pode sofrer variações no IOF.

Pontos negativos da renda fixa.
Taxa de administração: Infelizmente nem tudo é o que parece, normalmente essa taxa de administração é cobrada para a remuneração dos profissionais do fundo de investimento, elas podem variar de acordo com o tipo de renda que você escolher, normalmente não vale a pena quando a taxa é maior que 1%. Isso parece pouco né? Mas 1% em cima do valor investido, acaba se tornando muito na maioria das vezes.
Come-cotas: Isso é um tipo de tributação, ou seja, a cada 6 meses que o dinheiro está investido, ela incide sobre ele. Desta forma, o imposto acaba sendo reduzido, que talvez possa não parecer reduzir muito, mas isso pode influenciar no seu produto final.