Categorias
Bolsa de Valores

Bolsa de Valores: quanto dinheiro preciso para começar

O valor pode depender do tipo da modalidade de negociação

Quer começar investir na Bolsa de Valores mas não sabe com qual valor começar? Essa é a dúvida de muita gente, entenda de uma maneira bem simples qual o valor mínimo recomendável.

Como começar investir

O valor pode depender do tipo da modalidade de negociação, tem o “day trader” e “buy and hold”. O day trader compre e vende no mesmo dia, já o buy and hold é o tipo de investidor que compra para vender a longo prazo. Há um terceira categoria denominada “derivativos”, que são opções para o mercado futuro, é conhecido como “jogar na bolsa”.

Outra coisa importante é saber que haverá custos, há a famosa corretagem, no entanto é possível encontrar Corretoras com Corretagem bem barata, sendo que é normal fazer 2 ou 3 corretagens de compra. Também terá a corretagem de venda, emolumentos e custo de IR (Imposto de Renda).

Além disso, vai depender da porcentagem que terá de lucro líquido, essa porcentagem raramente será mais que 1% do valor que investir. Normalmente se tem entre 0,4% a 0,7%, então já começa por aí, se começar aplicando pouco dinheiro não haverá quase nada, ou então nada de lucro.

Vamos partir para um exemplo, supondo que queira começar investir como day trader com 3 mil reais, e por muita sorte ganhe 1% de lucro. Então começará ganhando 30 reais, mas isso menos a corretagem de compra e venda, emolumentos e IR, no fim não renderá nada.

O valor mínimo recomendável para investir como day trader é 20 a 30 mil reais, porque aí começará a ter um lucro mesmo com os custos. Com 30 mil à 1% líquido, já serão 300 reais e menos os custos terá em torno de 260 reais em lucro.

Em buy and hold, supondo que compre a ação por 3 mil reais e guarde ela por 10 meses, tendo um total de 20% de lucro, já serão 600 reais. Desse valor retira a corretagem, emolumentos e IR, ficará com cerca de 560 reais. No entanto, nessa modalidade as corretoras cobram taxa de custódia, isso porque a ação fica aguardada de um dia para o outro, e o custo normalmente é mensal de R$ 8 reais, então se ficar aguardada por 10 meses será cobrado 80 reais de custódia. No final o lucro é por volta de 480 reais. Isso considerando a melhor situação, com lucro de 20%, mas pode haver prejuízo e juros menor. Portanto, o valor inicial para essa modalidade também é melhor que seja entre 20 a 30 mil reais.

Já a categoria derivativos é a opção mais arriscada, pois é possível de acontecer de ganhar 200% no dia mas perder tudo em um dia também. Nesta opção pode até começar com 3 mil reais e ganhar muito, 10 ou 15 mil reais por exemplo, por derivativos. Mas é quase impossível operar só por derivativos.

Começar aplicando 10 ou 15 mil pode-se levar isso como aprendizagem, uma forma de investir no começo como um curso prático, pois pode aprender bem mais do que em um curso normal só teórico. No final das contas, querendo ou não é preciso aprender operar a plataforma.