Categorias
Bolsa de Valores

Bolsa de Valores: passo a passo de como investir com segurança

Investir na BV não é um bicho de sete cabeças, porém é necessário dedicação e conhecimento

Você já deve ter se perguntado se Bolsa de Valores é para você mesmo e dependendo da sua resposta, podemos te ajudar com os passos iniciais para investir na Bolsa. Investimento em si, não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso ter dedicação e conhecimento da área em que você está entrando.

Existem diversos cursos que agora estão gratuitos, onde você pode ter acesso ao conteúdo e conhecer mais a fundo sobre o Mercado Financeiro.

Mercado Financeiro

O mercado financeiro tem suas subsequências e de uma maneira geral, aspectos diferentes de negociações, ou seja, existem aquelas negociações mais rápidas como day trades, e existem aquelas negociações onde você leva mais tempo para finalizar, como o swing trade por exemplo, que visa negociações mais curtas porém levam em média de 1 ou 2 semanas para acabar. Portanto, esse nicho é exposto no mercado financeiro e ele vai de acordo com a sua escolha de investimento.

Lembre-se, investimento de renda variável sempre existem riscos, porém se você souber como levar e manter o foco nos seus objetivos, esses riscos podem apresentar uma certa redução, mas esteja sempre preparado para perder dinheiro também. Existem alguns passos iniciais que você precisa para começar a investir na Bolsa e ir se familiarizando com o Mercado Financeiro. Confira o passo-a-passo:

Conheça os passos iniciais importantes para iniciar seus investimentos no Mercado Financeiro (Foto: reprodução)
Conheça os passos iniciais importantes para iniciar seus investimentos no Mercado Financeiro (Foto: reprodução)

Abrir uma conta numa corretora de valores

Você precisará abrir uma conta na Corretora de Valores e então escolher um plano que se enquadra com o perfil que você quer investir. Você deve prestar atenção no quanto a corretora cobra de taxa mensalmente, geralmente corretagens que cobram mais de 1% não vale a pena.

Se você deseja investir no Tesouro Direto ou alguma outra modalidade de renda fixa, veja o quanto é cobrado de taxa anualmente, pois, a taxa se incidirá diretamente nos seus investimentos. Sobre renda fixa, é bom observar e estudar sobre a taxa Selic, pois quanto menor a taxa, menor é o seu rendimento, e quanto maior a taxa, maior será o seu rendimento. No entanto, o Selic ultimamente teve uma queda drástica de valor percentual da taxa, talvez não valendo muito a pena ir para esse lado.
Verifique todos os tipos de taxas que a Corretora cobra, e veja o que é melhor para o seu investimento.

Além disso, esteja sempre atento com o atendimento, pesquise sobre a corretora e peça indicações, analise todas as ferramentas que a corretora pode te trazer e se elas valem a pena para o seu perfil e investimento. Fora isso, analise os profissionais que fazem parte dessa corretora, pois, nada melhor que profissionais experientes para te guiar pro melhor caminho.

Instalar a plataforma de negociação

Após abrir uma conta na corretora, você deverá instalar uma plataforma de negociação, sendo uma das mais recomendadas, o TRYD. Mas o que significa essa plataforma? Ela basicamente é uma plataforma de negociações, onde você tem acesso a notícias, ofertas, cotações, tudo em tempo real e é voltara para os traders de plantão. Especificamente a plataforma TRYD, é conhecida como básica e inovadora, e elas faz as transmissões reais da BM&FBOVESPA e de Bolsas internacionais.
Existem outros modelos de plataforma que vamos citar aqui e comentar um pouco sobre elas:

HomeBroker:

Essa é uma plataforma mais antiga, que visava trazer as negociações para o celular, tablet ou computador de um investidor, ou seja, você consegue fazer as suas negociações onde quer que esteja, basta estar conectado na internet. Ele também é conhecido por ser uma plataforma mais básica que se enquadra no perfil dos iniciantes, disponibilizando negociações mais simples. Ao longo do tempo você poderá partir para uma plataforma mais avançada se quiser.

Max Trader:

Essa plataforma é um pouco mais avançada, com ênfase em gráficos e analises mais aprofundadas, ou seja, o trader pode realizar suas operações no próprio gráfico. Além disso, ele possui um amplo livro de ofertas, diversos relatórios de performance e algumas ferramentas que agem automaticamente com o decorrer da negociação. Ela é mais indicada para aqueles que gostam de analises de gráficos e aprofundamento em análises técnicas.

ProfitCahrt Plus:

Ela é uma plataforma que possui quase todos os recursos da Max trader, porém o sistema visa agir com mais rapidez. Você consegue efetuar o cancelamento de uma operação com apenas um clique, ou seja, menos burocracia. Além disso, estão disponíveis livros de ofertas diretamente dos gráfico. Portanto, essa plataforma é super indicada para traders que visam agilidade e eficiência em suas análises técnicas.

Pronto!

É importante seguir um passo de cada vez, assim seu investimento fica mais sólido e você mais confiante (Foto: reprodução)
É importante seguir um passo de cada vez, assim seu investimento fica mais sólido e você mais confiante (Foto: reprodução)

Os passos iniciais para você começar a investir já foram tomados, basta você escolher pelo site da corretora os tipos de investimentos que você quer começar e lembre-se que, nessas modalidades você poderá e deverá sempre habilitar o long & short e a Venda descoberta, pois eles serão a ferramenta para a garantia do dinheiro, sendo um com uma operação casada, e o outro com uma venda de um derivado que ainda não tem, esperando que o preço do mesmo caia.

Mantenha-se focado

Independentemente do tipo de investimento que você escolher, é bom que sempre esteja focado em seus objetivos e saiba escolher exatamente onde você deve aplicar ou não. É possível que você faça outras contas em diversas corretoras para tentar render mais e comparar a eficácia das mesmas, mas independente disso, tenha sempre determinação nos seus objetivos.

Você consegue pesquisar sobre os perfis de investimento para comparar quais tem mais a ver com a sua cara. É necessário que você baixe um programa que se enquadra com o seu perfil, sendo ele mais profundo e voltado para a parte de gráficos, ou seja mais superficial e voltado para analises mais imediatas.

Lembre-se, todo investimento demanda cuidado e conhecimento. Citamos ali acima que é preciso ativar alguns modos em suas operações quando você abrir uma conta na corretora, pois, independente do processo que for escolhido para investimento, é bom você trabalhar com ferramentas que te trazem garantia, como a long & short por exemplo. É mais seguro, e é prático de habilitar com apenas um clique. Invista em cima de seus limites e conhecimentos, e esteja sempre por dentro de qual opção melhor está ao seu alcance.