Categorias
Bolsa de Valores

Bolsa de Valores: o que é e o que um Trader faz?

Conhecendo mais sobre a carreira de Trader na Bolsa de Valores, entenda quais são os tipos diferentes de atuação neste mercado.

Primeiramente precisamos entender o que de fato é a Bolsa de Valores e como ela funciona de modo geral. A Bolsa funciona como um mercado de ações com diversas negociações entre as mesmas, para ter movimento na Bolsa é preciso realizar compras e vendas de ações, sempre existe riscos, por isso as vezes é até melhor contratar algum analista experiente para estudar as tendências que as ações podem tomar.

Podemos dizer que o funcionamento da Bolsa gira em torno de oferta e demanda, ou seja, quanto mais alta a demanda de uma ação, mais cara ela pode ser (mesmo que não valha tudo isso), um exemplo clássico para entendermos melhor é: Uma companhia lança uma videogame tão esperado no mundo dos games, com processador diferente, rede, funcionalidades entre outros. Quando a companhia nota que aquele videogame tem uma demanda muito alta de pessoas querendo comprar, o valor do mesmo pode aumentar, fazendo com que a empresa ganhe em cima disso mais do que era se era esperado.

Nem sempre um gráfico pode te agradar muito, por isso existem traders para fazer essa ponte entre você e o dinheiro, investindo da melhor forma nas melhores ações, te trazendo menos riscos e prejuízos. Atenção, menos riscos não significam zero riscos e para entender melhor esse universo, você deve mergulhar de cabeça em todas as análises e movimentação do mercado financeiro.

Trader : profissional que faz investimentos na Bolsa de Valores
Trader : profissional que faz investimentos na Bolsa de Valores

Conheça o que é ser um Trader

Um Trader, no português claro, significa comerciante, ou seja, ele é um cara que sabe a hora de agir, como comprar ou vender ações nos momentos certos, pois as ações sofrem mudanças, então basicamente dizendo, um Trader é quem negocia na Bolsa. Porém, Traders podem se dar bem ou mal.

Como havíamos dito anteriormente, os investimentos geram riscos e se o Trader não tiver um bom conhecimento e saber exatamente a hora de comprar ou vender, pode acabar perdendo dinheiro no começo, então incialmente, comece com pouco, pois depois você poderá automatizar tudo.

Trader nada mais é do que aquele que negocia na Bolsa
Trader nada mais é do que aquele que negocia na Bolsa

Ser um Trader é muito mais do que ser um bom investidor, mas é ter um outro estilo de vida, ou seja, quando você se torna um profissional, o dinheiro trabalha pra você e não você para o dinheiro. Para isso demanda muito esforço e prática. Você pode ganhar muito dinheiro dormindo, tomando sol na piscina, ou viajando em qualquer lugar do mundo, basta você ter conhecimento, dedicação, prática e um computador com internet.

Existem alguns tipos de investidores e vamos citá-los aqui para você entender melhor:

O Day Trader

O Day Trader, são investidores que mexem na movimentação todos os dias, dentro dessa modalidade é possível que o investidor compre e vende ações no mesmo dia e isso ocorre muitas vezes em poucas horas ou até minutos. Contudo, o Trader tem que estar ligado ao mercado financeiros, notícias e movimentações do começo ao fim do dia, sempre acompanhando a melhor hora para a movimentação das ações.

Essa modalidade é considerada a mais emocionante dentro do mercado de ações, porque nela, é possível você alcançar grandes resultados. Como as movimentações são iniciadas e encerradas no mesmo dia, você não paga e nem recebe o valor total da negociação, recebe apenas a variação entre a compra e a venda. Com isso, permite que você movimente uma quantia de dinheiro maior do que a habitual, aproximadamente entre 6 e 30x do valor do contrato, isso é chamado de alavancagem. No entanto, você consegue receber um retorno de um grande investimentos, mas os riscos existem, por isso, o Trader deve ter muito conhecimento e saber exatamente em qual negócio aplicar.

Day Trader
Day Trader

Uma outra aquisição do day trader é que, normalmente ele dedica a maior parte do seu dia nos investimentos, realizando grandes quantidades de operações por dia. Para isso, é preciso ter muita atenção ao mercado financeiro, pois as ações se movem rapidamente. Além desse fator, ele também se baseia na analises gráficas das ações, sendo mais objetivo nas mesmas, do que uma análise mais profunda e demorada, como a de um fundamentalista.

Scalper Trader

Esse é o nome para o Trader que usa a estratégia de scalping. Esse modelo se baseia na execução de operações onde o investidor busca lucrar com movimentos mais rápidos do mercado, durante inúmeras vezes ao longo do dia. A diferença básica entre um Scalper Trader e um Day Trader é que o scalper visa as operações das ações em ganhos, mesmo que eles sejam pequenos, mas com uma quantidade maior de ações ou contratos futuros.

Scalper Trader
Scalper Trader

Portanto, podemos pensar em uma ação que está sendo vendida por 1 real, e você a vende por 1,05 (5% em cima do valor que foi comprado), porém dessa pequena ação, você faz compras e vendas de inúmeras delas, pensando no produto final. Porém isso tem que ser feito de forma bem atenciosa e rápida, ou seja, o investidor tem que estar ligado nas mudanças o tempo todo.

Swing Trader

Os Swing Trader são investidores de curto prazo, eles não realizam operações de apenas um dia, mas também preferem um investimento mais curto, nada que tenha que levar muita burocracia ou aprofundamento. No entanto, eles optam pela operação swing trade, que duram em média de 1 dia até 2 semanas. Normalmente os resultados das ações variam de 1% a 4%, porém não é permitido que faça alavancagem nesse modelo, no entanto, o produto final depende muito do quanto de dinheiro você tem pra investir.

Swing Trader
Swing Trader

Para escolher um tipo de investidor, você precisa ter muito conhecimento no mercado financeiro, além disso, ver qual desses perfis se encaixa melhor com você, sendo assim, precisa pensar grande e ao mesmo tempo ter cautela quanto aos riscos. Algumas modalidades você tem risco de perda, então é recomendado começar com pouco e conforme for rendendo, você vai aumentando as suas possibilidades de ganho.