Categorias
Investimentos

Bolsa de Valores: KNRI11 em 10 perguntas

Os fundos como este, modelo tijolo/híbrido podem ter em sua composição todos os segmentos de investimento inseridos no mercado imobiliário, fora que é um perfil de oportunidade boa por conta da sua variedade de ativos.

KNRI11 – FII Do Tipo Tijolo Híbrido Diversificado, significa que o KNRI11, nada mais é que um tipo de fundo imobiliário, classificado como: tipo tijolo. Seu investimento é direcionado em grande parte à execuções imobiliárias físicas.

1 – O que são as ações KNRI11, você já conhece sobre elas?

Elas são fundos administrados pela KINEA, que é uma empresa de investimento Brasileiro que pertence ao nosso conhecido, o Itaú Unibanco. Você consegue vivenciar uma carteira bem diversificada cheia de vantagens nessa área, e dentre elas a ação KNRI1 tem uma ampla participação em vários empreendimentos espalhados por todo o país.

Como eu sei qual ação escolher? Você deve pesquisar sobre a empresa e verificar sua carteira de diversificações e estrutura, pois se é uma companhia grande onde há um leque de movimentação do capital e ela está em expansão, é uma boa para você procurar por diferentes tipos de aplicações na mesma.

Conhecer sobe as companhias e o que elas podem te oferecer de rentabilidade é essencial para um bom começo no mundo dos investimentos. Aqui nós vamos discutir algumas dúvidas sobre essa ação e se realmente vale a pena aplicar nela.

2 – Como a maior parte desse fundo fica em São Paulo, há possibilidades de expansão para outros estados?

Sim, há possibilidades de expansão por outros estados, mas como os fundos estão tendo boas movimentações na região Sudeste, é provável que ele continue por aqui, pois há boas oportunidades e chance de crescer mais.

3 – Por que nesse fundo, apenas alguns investidores podem aplicar?

Antigamente eles tinham uma trava que apenas investidores mais experientes e qualificados poderiam aplicar no fundo, mas agora já está liberado para qualquer investidor.

Entendendo mais sobre o que cada empresa, o investidor pode ter um planejamento mais adequado com o seu dinheiro (Foto: reprodução)
Entendendo mais sobre o que cada empresa, o investidor pode ter um planejamento mais adequado com o seu dinheiro (Foto: reprodução)

4 – Como funciona a gestão desse fundo?

Ela é comandada pelo Carlos Martins, que é responsável pelos fundos imobiliários da KINEA. Basicamente a gestão se baseia em um modo mais conservador, porém recentemente, estão sendo permitidos alguns desenvolvimentos imobiliários dentro do próprio fundo. Portanto eles estão com algumas ideia de adquirir mais um galpão, que é designado um dos maiores da região.

5 – O home office pode afetar no desempenho do fundo?

Com a pandemia, podemos observar que houveram muitos desligamentos e desocupações nos estabelecimentos em que são instalados a empresa. Porém, essa retirada ainda não foi tão relevante de forma que impactasse negativamente nos fundos da KINEA. É previsto que o trabalho em casa seja um benefício ao trabalhador, mas nada que seja substituível, ou seja, futuramente algumas empresas podem selecionar certa parte dos funcionários para ficar em casa e outros para se deslocarem até a empresa, sendo em escalas ou em outros modos, mas o uso do estabelecimento ainda é previsto.

Lembrando que isso é uma estatística, ou seja, pode ser que mude ou não em um certo tempo, mas atualmente ela não tem tanta relevância nesse aspecto.

Quando o investidor compra determinado papel, ele quer ver resultados, quando se trata de FII, principalmente (Foto: reprodução)
Quando o investidor compra determinado papel, ele quer ver resultados, quando se trata de FII, principalmente (Foto: reprodução)

6 – Quais são os planos que estão previsto para o fundo?

Atualmente o fundo investe na terminação e instalação desse galpão, que vai trazer muitos benefícios para o fundo e rendimento também. O que as pessoas também reclamam muito sobre o fundo, são as taxas administrativas referentes aos rendimentos, ou seja, uma boa porcentagem vai para a gestão. Isso faz com que os responsáveis por essas taxas comece a reparar nessas taxas e trabalhe para que isso diminua. Portanto essa restruturação de custos deve ser feita pela empresa por uns 6 meses.

7 – Quais são os maiores desafios da KNRI atualmente?

O principal desafio é enfrentar essa crise com os contratos típicos. Existem dois tipos de contratos, os típicos que são aqueles que estão regulados em lei, ou seja está tudo no papel e aquilo deverá ser seguido; e os contratos atípicos, que não possuem uma forma de lei escrita, trazendo mais liberdade sobre alguma alteração.

Atualmente nesse portfolio, os contratos típicos representam 55% e os atípicos 45%. Esse número maior que está tudo escrito em lei, se tornam mais frágeis mediante a pandemia, devido à crise e a estarem super regulamentados. O fundo apresenta muitas diversificações trazendo menores riscos de quebrarem com a pandemia ou sofrerem algum impacto negativo, mas não é impossível.

Estar atendo äs Leis faz toda a diferença para não sofrer percalços e perder o dinheiro do investimento, contar com uma empresa que já sabe caminhar pelas pedras pode ser uma solução (Foto: reprodução)
Estar atendo äs Leis faz toda a diferença para não sofrer percalços e perder o dinheiro do investimento, contar com uma empresa que já sabe caminhar pelas pedras pode ser uma solução (Foto: reprodução)

8 – O valor do fundo está caro?

As vezes não compensa pagar uma taxa administrativa muito alta, porém a qualidade e segurança que o fundo oferece pode ser uma boa ideia, mas mesmo assim o valor ainda está alto.
É importante que você sempre verifique as taxas administrativas e veja se são cabíveis ao seu bolso, porém, observe se há profissionais de qualidade e experientes, se há uma boa diversificação e quais os riscos de um grande impacto acontecer e influenciar no fundo. Sempre cheque o que retorna para você e por qual serviço você está pagando.

Apesar do valor está acima, as taxas também sofreram um aumento para proporcionar maior segurança para os investidores nessa época de pandemia.

9 – Esse é um FIIs de menor risco no Brasil?

A princípio sim, você pode observar pelo fator de estarem passando por uma crise e não terem sofrido grandes impactos em seus contratos e investimentos.

10 – Quais são os pontos mais frágeis do KNRI?

O primeiro é a quantidade de contratos típicos, que trazem uma menor flexibilidade de mudança e diversificações. E em relação a taxa da administração, também pode ser considerada um ponto fraco, porque é algo que deve ser avaliado e reajustado para que abra oportunidades para qualquer investidor.