Categorias
Investimentos

Banco Inter: sistema home broker e para que ele serve

Tudo o que você precisa saber para operar home broker

Você já ouviu falar sobre o sistema home broker e para que ele serve? Aqui iremos citar tudo sobre ele, para você cada vez mais se aprimorar nos sistemas que compõe o mercado financeiro, assim te familiarizando ainda mais com quais escolher e aplicar.

No ano de 2018, o Banco Inter exclusivamente digital, trouxe um novo recurso para seus clientes, que é a Plataforma Alberta Inter, que é a porta de entrada para os melhores investimentos, e uma de suas ferramentas para investir, é justamente o Home Broker.

Ultimamente os bancos digitais e corretoras estão trazendo contudo, várias novidades e inovações, aproximando cada vez mais o mundo do mercado financeiro a você. Portando não tenha medo e investir e achar que é um bicho de sete cabeças, pois não é.

O que é exatamente o Home Broker?

O home broker como dito acima, é um sistema que serve como uma ponte entre a pessoa e o mercado financeiro, então é uma ferramenta que te mostra todos os investimentos, sendo dos mais conservadores para os mais arrojados.

É interessante essa ferramenta pois você pode obtê-la de forma gratuita, e aprender a navegar por todas as negociações com facilidade e clareza. Portanto, você consegue conhecer tudo aquilo que está ao seu redor, e assim procurar o tipo de investimento que mais te agrada.

Para acessá-lo também é muito fácil, basta você ter o programa, ou se tiver um app baixado com uma conta (por exemplo o Banco Inter), em uma das abas você terá o acesso direto ao sistema, basta estar conectado com uma rede de internet.

É a primeira vez que estou entrando, e agora?

Antes de tudo, é necessário que você possua uma conta digital no Banco Inter, para assim poder acessar a aba de investimentos através do home broker. Portanto faça o seu cadastro fornecendo alguns dados pessoais, e pronto!
Agora que você já possui um perfil cadastrado, baixe o app e siga as orientações:
1º Abra o seu aplicativo e entre com os seus dados;
2º Em seguida, clique na opção que está escrito PAI Investimentos, no menu principal;
3º Faça o seu teste do investidor, que é quando você lê e seleciona o perfil que mais tem a ver com a sua cara (atenção! Se você é uma pessoa conservadora mas escolhe um perfil mais arrojado, saiba que os investimentos que aparecerão para você serão de alto risco de perda de dinheiro, então coloque o que você se sente mais confortável);
4º Após realizar o seu teste, clique na ferramenta Home Broker e crie uma senha eletrônica, que será usada em suas operações dos investimentos;
5º Depois de todos os passos acima serem feitos, você deverá inserir alguns padrões como uma ordem de compra e de venda no sistema.

Como eu faço minha primeira compra ou venda?

Entre na sua plataforma do Home Broker, e você verá uma tela inicial onde terão alguns quesitos a serem preenchidos. Portanto vá em “Papel” e digite o nome e número da ação que você deseja comprar, por exemplo: MGLU3 (ações da magazine luiza).

Logo após isso, aparecerá todas as informações daquela ação que você pesquisou, e o preço do lote fechado. Caso você não tenha dinheiro para comprar um inteiro e só quer obter uma parte daquela negociação, você deverá inserir o F no final do nome da ação, assim ele te dá a opção de comprar fracionado (pequenas partes daquele montão).

Após realizar a compra de um lote todo ou fracionado, eles serão adicionados no painel de cotações, onde você consegue acompanhar todas as operações que realizou, caso você queira vender ou comprar mais daquela, entre a partir daí, no livro de ofertas e vá em “Operar”, assim você modifica valor e quantidade de cotas.

Você também consegue modificar a validade da sua ordem clicando no símbolo da ampulheta (pois todas obtém um prazo). Ao finalizar tudo, clique em “Comprar” ou “Vender” e insira a sua senha de 8 dígitos.

Recados importantes do banco Inter

No home broker do Inter, você só pode modificar, vender ou comprar cotas que você já possua, então você não consegue fazer uma venda de uma ação que ainda não tenha, tipo trabalhar alavancado. Isso traz mais comodidade e segurança para você.

Todas as operações giram em torno de um limite, que previamente já está sendo estabelecido. Todos esses conceitos são fornecidos pela B3, e eles tem o objetivo de te direcionar, não deixar que você aja por impulso a qualquer momento.

Portanto ele possui uma segurança a mais em relação a todas as suas operações, te bloqueando a realizar uma negociação que esteja muito fora do comum de seu padrão financeiro, isso ajuda muito e evita que pessoas com emocionais apurados acabem saindo no prejuízo.

Operações

Na aba que está escrito “Ordens” dentro do seu home broker no app, possui todas as cotas que você adquiriu, assim te trazendo opções de agir sobre as mesmas, como cancelar, alterar, verificar o status da operação e todos os detalhes que você precisa delas. É fácil de se localizar, pois tudo é bem exposto com muita clareza.

Depois que você comprou ou acabou vendendo alguma cota, elas não saem de lá, ficando armazenadas na categoria “Nota de corretagem” (você chega nessa aba através do botão “Mais”, em seguida “Relatórios” e assim seleciona essa opção).

Escolha o pregão que você quer consultar (que é a data e a bolsa), ai você terá as opções e conseguirá as informações necessárias. Mesmo assim, sempre indicamos que anote todas as suas operações em alguma planilha, em um caderninho ou qualquer outro lugar, para que você não os perca.

Considerações importantes

O home broker funciona em outros países, porém podemos encontrar algumas divergências relacionadas com os IPs não rastreáveis e VPN, impedindo o rastreamento comportamental do outro indivíduo.

Esse sistema pode ser acessado pela internet banking também, então se já possui conta lá, não precisa necessariamente ter o Banco Inter instalado também, pois em ambos as funções são as mesmas.

Existe uma coisa que se chama taxa de emolumentos, que nada mais é do que uma “tarifa de corretagem”, ou seja, elas são como registros e liquidação, cobradas diretamente pela B3. Normalmente, o valor aproximado delas fica em torno de 0,0325%, que por sua vez, é descontado tanto na compra quanto na venda de uma cota.

Fonte: Banco Inter