Categorias
Bolsa de Valores

Aprendendo mais sobre bolsa de valores com filmes

Pra ter uma pequena noção sobre o mercado financeiro, uma forma divertida de aprender é com filmes

Para navegar mais nesse universo de Bolsa de Valores, existem alguns filmes que você pode assistir para conhecer um pouco mais sobre conteúdo, e vamos citá-los aqui. Outra maneira que você pode obter para conhecer um pouco mais sobre a Bolsa é: Se atentar aos morning calls de grandes famosos analistas, além de acompanhar e comparar o que cada um deles fala.

Hoje em dia, está muito mais fácil aprender sobre um conteúdo, com vídeos, matérias, e inúmeras pessoas especializadas disponibilizando conteúdo na internet pra que você fique por dentro de tudo o que acontece de maneira fácil e ágil. Aprender a investir nem sempre é um assunto fácil de se entender e saber reconhecer as principais diferenças, por isso, assistir alguns filmes e vídeos explicativos, talvez seja uma maneira de compreender um pouco mais.

Todo aprendizado demanda de uma prática e repetições para que se torne automático depois, então além de assistir os filmes, você deverá sempre estar habituado e pesquisar sites que falam sobre a bolsa, opinião de corretoras e analistas entre outros. É importante manter esse hábito por algum tempo, para conseguir absorver o máximo de informações e saber discernir todo o conteúdo.

Wall Street (1987)

Wall Street foi dirigido pelo Oliver Stone, conta a história de Bud Fox (Charlie Sheen), que é um jovem ambicioso que trabalha no mercado de ações. Após muitas tentativas, ele consegue contato com Gordon Gekko (Michael Douglas), que é um grande bilionário. No meio da conversa dos dois, Bud tem a necessidade de dar uma grande dica para obter a total atenção de Gekko, e então diz algo que o seu pai Carl Fox (Martin Sheen), lhe disse uma vez: A Bluestar, companhia aérea no qual ele trabalha que ganhou um grande processo. Quando essa informação se espalhar, as ações terão um aumento significativo.

Gekko então adota Bud como seu discípulo, e secretamente trabalham juntos, abandonando todas as éticas e princípios, pois ele quer apenas ficar rico. Bud muda completamente de vida, onde também envolve Darien Taylor (Daryl Hannah), uma decoradora que está em ascensão, porém quanto maior o ganho, maior os riscos.

Esse filme é bom assistir pois você consegue ver como funcionava a Bolsa antigamente e conhecer o que é um agente autônomo. Além disso, esse filme ficou bem conhecido por duas chaves: “Greed is good” que é sobre a boa ganância e “O dinheiro nunca dorme”.

Margin Call (2011)

Margin Call (2011)
Margin Call (2011)

Margin Call foi dirigido pelo J.C Chandor, e como o próprio nome diz, tem uma chamada de margem e isso pode acontecer com você, que é quando o investidor precisa depositar garantia financeira para cobrir suas operações, ou seja, quando sua operação dá prejuízo a corretora te chama a margem.

A história trata de um funcionário demitido de Wall Street que acaba deixando para trás um pen drive com todos os dados e riscos de falência de sua empresa. Então ao decorrer do filme se passa uma série de decisões financeiras e morais que empurram a cada indivíduo em direção ao abismo. Basicamente o conteúdo condiz com a rotina do mercado financeiro

Enron (2005)

Enron (2005)
Enron (2005)

Enron foi dirigido pelo Alex Gibney e conta a história de uma grande fraude contábil onde mascarou um esquema que estava por trás da sétima maior empresa dos EUA, que era uma empresa de energia. Quando a verdade foi descoberta, tudo de negativo aconteceu, como: O fechamento da companhia e funcionários e investidores saíram sem nada de dinheiro no bolso. No filme, relata toda trapaça e esquema feitos por contadores e chefes-executivos da empresa com intuito de um grande fenômeno de crescimento financeiro, porém apenas para quem participava do esquema.

Esse impacto deixou cerca de 20 mil funcionários desempregados e um bilhão de dólares na conta dos que estavam envolvido na fraude. A falência da empresa aconteceu em 2001, nas filmagens, são consultados analistas econômicos e ex-funcionários, que ambos denunciam Kenny Lay e Jeff Skilling como a cabeça do esquema. O filme chegou a disputar o Oscar no ano de 2006 como melhor documentário, e acabou perdendo para o francês A marcha dos Pinguins.

Com isso, a empresa Arthur Andersen acabou falindo por conta da empresa Enron, e essa companhia foi uma das maiores empresas de auditoria do mundo, pois o FBI chegou para analisar a Arthur Andersen, pois ninguém quis de responsabilizar, então foi encontrado um monte de papel triturado. Após todo esse escândalo, empresas mudaram o funcionamento das contabilidades e todo o processo financeiro para que o mesmo não ocorra novamente.

To big to fail (Grande demais para quebrar – 2011)

Grande demais para quebrar – 2011
Grande demais para quebrar – 2011

Esse filme foi dirigido pelo Curtis Hanson, o filme conta a história do banqueiro Richard Fuld, que no período de março e outubro do ano de 2008, entre conversas com personalidades como Hank Paulson (secretário do Tesouro estadunidense), Ben Bernanke e Tim Geithner tenta salvar o Lehman Brothers. Durante as negociações, precisava buscar uma solução privada, que envolvia grandes banqueiros de investimento e membros do Congresso para preservar a empresa sediada em Nova York.

Então ele acaba mostrando como fizeram para quebrar a empresa, e algo que ficou muito famoso nesse filme foi o risco moral – Moral Hazard, até onde o governo precisa interferir ou não para deixar um banco quebrar, e isso mostra como que o governo precisou intervir para deixar que ele quebrasse de fato. Contudo, o relato do filme é esse, mostra o risco moral para que os outros bancos possam ver que o governo não vai ajudar a restaurar um banco quando é cometido um golpe e que sim, vai ajudar a quebra-lo, isso acaba servindo de exemplo para que os bancos não façam esses esquemas.

A fraude (1999)

A fraude (1999)
A fraude (1999)

Foi dirigido por James Dearden, e conta a história de Nick Leeson (Ewan McGregor) que trabalha em um banco muito conhecido: Banrings Bank. Nick é muito ambicioso e pretende crescer financeiramente dentro da companhia, assim lhe é oferecido uma chance e ir para Jacarta para resolver um problema, por ser uma proposta com pouca demanda de pessoas querendo assumir, Nick resolve agarrar a oportunidade. Quando ele chega lá, acaba conhecendo e se casando com Lisa (Anna Friel).  Quando o banco lhe oferece emprego de corretor da bolsa para montar as opções de operação em mercado futuro, ele e Lisa seguem juntos para Singapura. Com a ideia de economizar gastos, o banco obriga Nick a contratar empregados mal remunerados, e que não necessitem de qualificação profissional. Seu primeiro ano de negócios é um grande sucesso e ele consegue grandes lucros para o banco, mesmo que ele tenha ilegalmente quebrado as regras e, às escondidas tenha as perdas na conta 88.888, que foi criada para este intuito. Com uma grande liberdade e vida estável sem ser questionado, Nick começa a acumular perdas e tenta outra vez negociar por fora, porém a situação acaba apertando, dando consequências de perdas muito maiores que as habituais. Contudo, sua esposa Lisa perde o bebê, então Nick perde totalmente o controle e realiza grandes operações com o dinheiro de outras pessoas. Com isso, começa a agravar uma crise financeira, levando o banco a falência.