Categorias
Bolsa de Valores

Aposentar na Bolsa de Valores

Por que uma investidora ou um investidor deveria investir na Bolsa de Valores ou em outra renda variável?

O mundo do investimento atualmente está crescendo muito, pois ele se balanceia conforme a banda toca, ou seja, as movimentações acontecem de acordo com as notícias e rendimentos de capital entre grandes empresas. Muitas pessoas pensam que a bolsa de valores é um bicho de sete cabeças, mas estamos aqui para mostrar que não é necessário ter esse medo.

É difícil encontrar uma mulher na Bolsa? Não, podemos ver muitas tomando grandes iniciativas de mergulhar no mercado financeiro. Você investidora ou investidor, tem insegurança de investir? Não precisa, porque o conhecimento e a dedicação irão te ajudar a se direcionar para bons caminhos.

Existem muitas vantagens mas também cuidados nesse mundo de investimento que você precisa saber para se tornar uma boa investidora ou um investidor, mas se você souber fazer tudo direitinho o produto final sai bem!

Por que investir?

O mundo do investimento está em expansão cada vez mais, só que para você mergulhar nesse mundo, é preciso estudar muito sobre o mercado, s tipos de investimento e suas ações. Aplicar em alguns fundos e negociações é bom para você que curte essa área e quer ganhar dinheiro que depende do seu esforço.

Investir é para todos, mas nem todos são para o investimento. Como dito acima, é preciso ter uma base de conhecimento para levar suas negociações adiante, mas quando você entende sobre isso é muito mais fácil administrar o seu dinheiro e lucrar com vários rendimentos.

É bastante democrático e acessível, basta saber o que fazer, assim o dinheiro rende mais, apenas defina seu perfil (Foto: reprodução)
É bastante democrático e acessível, basta saber o que fazer, assim o dinheiro rende mais, apenas defina seu perfil (Foto: reprodução)

Além da facilidade, você pode escolher perfis de investidor que combinam com você e o tanto de risco que você está disposto a correr. Você precisará de um computador ligado a internet para então começar as suas negociações.

Tenha uma conta gratuita na corretora

É de extrema importância que você abra uma conta na corretora e futuramente tenha um perfil em mais de uma delas. De início é preciso avaliar quais os profissionais fazem parte da instituição e o quão experientes e qualificados eles são, então é bom que você conheça quem estará “cuidando” do seu dinheiro.

Além disso, sempre é importante observar a taxa de administração que a corretora cobra, normalmente percentuais que ultrapassem 1% não vale a pena. Com o tempo você vai tirando de letra quais os benefícios que a corretora tem para te oferecer, e abrir a conta é rápido e gratuito.

Depois de escolher uma conta na corretora e abrir a sua conta, você poderá selecionar o perfil que mais se enquadra com você, para o sistema te preparar e trazer as negociações que se encaixam com a sua modalidade. Ai está o início dos grandes negócios.

Trabalhe sem sair de casa

O bom de aplicar em investimentos é que você pode trabalhar sem sair da sua casa, apenas com um computador e internet, ou seja, em qualquer lugar com a sua ferramenta você consegue fazer a negociação sair. Com o tempo o ideal é o seu dinheiro trabalhar para você, isso é possível, mas demanda muita determinação.

Parte das negociações irá depender do perfil que você escolher, então se você selecionou uma personalidade mais arrojada onde você aceita que está disposto a perder bastante, as negociações são maiores e com grandes chances de ganhar e perder também, para isso, você deverá ter um sistema de STOP da sua corretora para pelo menos conseguir ir ao banheiro.

Isso acontece porque com o tempo se você quiser viver disso, apenas de investimentos e virar um day trade da vida (negociantes diários, com investimentos mais rápidos), você precisará estar ligado o tempo todo no computador onde quer que você esteja, pois as movimentações das ações ocorrem de forma ágil.

Comece com pequenas quantias

Você já imaginou com quanto começar na Bolsa? Essa é uma dúvida que pequenas investidoras e investidores tem e não sabem da verdade. Tudo depende de qual modalidade você escolher, se você quer entrar de forma profissional e trabalhar só com isso, como perfis de “day trade” por exemplo, a quantia de início para realmente valer a pena é um pouco alta, mas caso o contrário você consegue aplicar em boas ações com pouco dinheiro.

Vá devagar no início, comece com pouco dinheiro para aprender na prática como as coisas funcionam, você pode adquirir algumas ações boas com apenas R$ 30 reais, para acha-las você precisará pesquisar todo seu histórico, mas elas existem.

Você pode separar uma quantia por mês, por exemplo R$ 100 reais, para aplicar em boas ações ou até mesmo em algumas de um valor maior, porém que fazem fracionamento (desdobramento da ação) permitindo que a pessoa com pouco capital possa adquirir a ação.

Jamais pare de investir, cuide do seu dinheiro, assim, sempre terá um fundo extra (Foto: reprodução)
Jamais pare de investir, cuide do seu dinheiro, assim, sempre terá um fundo extra (Foto: reprodução)

Ambição x Cuidado

Um dos tópicos mais importantes são ambição e cuidados. A partir do momento que você aceita perder dinheiro, você precisará ter uma maturidade para quando isso acontecer, e o contrário também é valido, você precisa saber ganhar e perder, porque as vezes a ambição pode atrapalhar muito o seu caminho.

O que queremos dizer aqui é que o mundo de investimentos é muito bom para quem sabe lidar, mas ao mesmo tempo que ele pode trazer boas coisas, também podem trazer coisas ruins. As vantagens de aplicar é são muito salientes, mas é preciso tomar cuidado onde você pisa.

Então sempre preste atenção em tudo o que você faz, deixe tudo anotado, saiba qual caminho está escolhendo e mantenha o seu foco. Atenção, não estamos dizendo que você não vai perder dinheiro porque isso vai acontecer, mas a ideia é que você ganhe mais do que perca. Portanto saiba a hora de entrar e de sair de uma negociação, o conhecimento é essencial para que você se dê bem ou mal.