Categorias
Investimentos

Afinal, o que é PIX?

Uma forma inovadora e mais práticas de realizar os seus pagamentos.

Você ainda não conhece o pix? Ele é a novidade do momento, e garante trazer boas formas de pagamentos com mais segurança e praticidade. Hoje os bancos e outras instituições estão estão estudando novas formas de pagamento para trazer sempre mais facilidade na vida das pessoas.

Lembra daquelas DOCS e TEDS? Os dias delas podem estar contados, porque com essa nova forma de pagamento de forma gratuita, tudo fica mais fácil! A ideia é legal, principalmente para microempreendedores que estão lidando com recebimentos o tempo todo.

Agora, será mais possível ainda, você não precisar de uma maquininha de cartão, pois com transferência gratuita, qualquer um que tiver conta em banco, poderá com um simples toque, te enviar o pagamento do produto ou serviço. Vamos conhece-lo melhor.

O que é o Pix?

O pix é um meio de pagamento por transferência instantânea desenvolvido pelo Banco Central, no qual poderá ser realizado pelo período de 24h por dia, durante os 7 dias da semana, e o melhor de tudo: É GRATUITO!

Por quê falamos sobre o fim das TEDS e DOCS anteriormente? Atualmente, 95% das contas de instituições financeiras do Brasil estão aderindo a essa nova forma de pagamento, fora que existem mais de 500 dessas passando por análises e processos para também terem esse novo modo. Ou seja, basicamente todo mundo irá utilizar ele sem pagar custo nenhum!

Detalhe, todas as instituições financeiras serão obrigadas a te oferecerem o Pix, então por tudo o que você paga de transferência hoje, daqui a quase 2 meses, você não precisará mais arcar com esse custo. Show não é mesmo?

Lembrando que o Pix não é um aplicativo, e sim um serviço. Portando ele já estará dentro do seu app do banco para ser utilizado como um recurso.

O que são as chaves Pix?

As chaves Pix, nada mais é do que algumas informações extraídas de você que irá ser a “chave” para uma transferência, ou seja, você não irá mais precisar passar inúmeras informações como nome completo, agência, conta entre outros, para receber o seu dinheiro. Vem comigo que te mostro quais são elas:

  • CPF ou CNPJ
  • E-mail
  • Chave aleatória
  • Número de celular

Essas são as opções que você terá para registrar, dessa forma, se você deixar gravado o celular, a pessoa que possuir seu número pode de forma simples e rápida te enviar o dinheiro.

A chave aleatória serve para pessoas que não querem passar seus dados pessoais, portanto é gerado uma série de números e símbolos misturados, para que você envie para quem quer fazer o pagamento. Você consegue cadastrar apenas uma para vários usos, ou conforme sua necessidade, pode gerar diferentes delas para outras ocasiões. Se você não quiser nenhuma dessas opções, ainda será possível fazer as transferências gratuitas e instantâneas da mesma maneira, basta informar seus dados normalmente.

Você pode registrar mais de um número de celular e e-mail, sendo que pessoas físicas podem aderir até 5 chaves por conta, e as jurídicas podem fazer até 20 delas. A única coisa que não é possível, é cadastrar a mesma chave em outras contas, pois ela é como se fosse o seu endereço.

Para diversificar e ficar um pouco mais fácil, organize as suas chaves, coloque o seu CPF para famílias ou amigos próximos e o e-mail para fins de negócios, se você vende produtos ou serviços, pode deixar essa chave exclusivamente para isso.

Como vai funcionar o Pix?

Ele é uma forma mais rápida e prática de mandar dinheiro, você poderá enviar uma quantia para que quiser, até mesmo para empresas e governo. Isso acontecerá por meio das chaves (que são os endereços da sua própria conta) e via QR Code.

Na opção do QR Code, temos o dinâmico que é único para cada transação e o estático, que pode ser usado mais de uma vez com um valor fixo, normalmente prestadores de serviços podem utilizar esse meio. É fácil quem precisa receber, precisará gerar um QR code, assim a pessoa que vai te pagar autentica o pagamento diretamente no app da sua instituição financeira e pronto, em menos de 10 segundos você tem o seu valor ali!

A partir de quando ele será ativado?

No dia 5 de outubro, você terá a opção para fazer o cadastro de suas chaves, em alguns bancos digitais você já pode deixar isso “pré-ativado”, ou seja, em andamento. No dia 3 de novembro, será liberado apenas para algumas instituições, tendo a liberação para todos a partir do dia 16 de novembro.

Já anota na sua agenda, porque agora é ADEUS TAXAS!

Vantagens

Com o pix, você cadastra poucas informações que serão o suficiente para que você receba aquele valor. A transação é completamente gratuita e rápida, pois em menos de 10 segundo você terá o seu queridinho ali!

Praticidade é tudo né? Vai ficar muito mais fácil transferir dinheiro para comércios, empresas e outras instituições. Além de tudo é super seguro. Com isso, até os boletos vão ficando pra trás, pois tenho certeza que você irá escolher a opção de receber mais rápida não é mesmo?

O Banco Central planejou isso com muito detalhe e segurança, onde visa trazer meios que irão revolucionar o negócio financeiro aqui no Brasil.

Com informações do canal Me poupe, Tecnoblog e NuBank