Categorias
Investimentos

5 opções para quem perdeu o emprego na pandemia

Confira caminhos possíveis para quem perdeu o emprego durante o período de quarentena

Você foi mandado embora ou teve uma redução significativa de salário no seu trabalho? Confira cinco possibilidades que podem te ajudar a reajustar algumas finanças durante essa pandemia. É sempre importante a organização financeira, independente de tempos de pandemia ou de ter sido demitido ou não.

Às vezes você é uma micro empresária ou empresário que teve o seu trabalho reduzido por conta de demandas de vendas por exemplo, mas em tempos de pandemia precisamos ficar ligado quais foram os setores que tiveram um aumento significativo de fluxo capital, para mergulharmos nessa área.

A organização financeira é como um direcionamento, e se você não possuir isso, pode ser que se prejudique mais do que está pensando. Portanto ressaltamos o quão importante é você saber dividir o seu salário para as tarefas essenciais, extras, lazeres e afins, porque com esse controle você pode conseguir guardar mais dinheiro do que pensa, mas as vezes são necessários alguns “sacrifícios” de economia.

Você pode se identificar com uma das cinco dicas e usá-la em seu dia-a-dia, vamos conferi-las:

1 – Cavando sua vaga de emprego

O que significa isso? Nada mais é do que observar o que uma empresa precisa. Portanto busque nas empresas que possuem ou não vaga de emprego, tente entender o que aquela companhia busca para o momento, e quando você descobrir isso “faça” a sua própria vaga e mostre a eles que você poderá ser muito útil.

No português claro: se molde a necessidade da empresa, seja “pau pra toda obra”. Procure ser um prestador de serviço onde você pode entrar naquela empresa como um funcionário, ou consumidor e coloque sua personalidade para aquilo que eles precisam.

Buscar uma vaga de emprego nem sempre é fácil, talvez você possa pesquisar as empresas que se encontram próximas de você e contata-las através de um e-mail, telefone, whatsapp entre outros. Nesse momento precisamos enxergar novos caminhos, então não fique preso apenas “na sua área”, seja abrangente e mostre que você consegue suprir as demandas da empresa.

Faça a sua vida acontecer do seu jeito, olhe por onde não olhava antes (Foto: reprodução)
Faça a sua vida acontecer do seu jeito, olhe por onde não olhava antes (Foto: reprodução)

2 – Projeto Social

Existem muitas pessoas que sempre tiveram vontade de ter uma ONG ou participar de algum projeto em que ela fizesse aquilo que gosta, como grupos que se reúnem para arrecadar dinheiro, comida, vestimentas entre outras inúmeras atividades.

Você pode fazer o seu próprio “estabelecimento” por meios digitais, pois existem muitas plataformas de financiamento coletivo que estão direcionadas especificamente para os projetos sociais, junto daquelas pessoas que querem dar o “start” mas não sabem como.

Acessando uma dessas plataformas, você precisa ser claro em relação ao seu projeto e como ele pode impactar na sociedade, então mostre objetivos, planejamentos, tipos, estrutura e condições que são necessárias para essa realização, tenha tudo anotado detalhadamente.

Essa é uma maneira muito boa de se financiar e também financiar algum projeto, você pode usar a criatividade e receber doações e em troca doar algo útil para as pessoas, enfim, isso é você quem decide, tendo a ferramenta e a organização na mão, irá fluir com facilidade.

3- Ganhe dinheiro sem sair de casa

Seja um afiliado digital, que basicamente é uma pessoa que sabe usar esses meios para alcançar objetivos entre outros afins, e existem muitas pessoas que ganham bastante dinheiro com isso, você vai usar toda essa plataforma ao seu favor.

Você pode ser afiliado de alguns produtos e serviços da internet, como por exemplo um curso, você pode ganhar dinheiro por repassá-lo através de um link, e assim funciona com outros tipos também.

Mesmo que você seja de alguma área diferente, como da saúde por exemplo, você pode se especializar em infoproduto do seu próprio ramo, como venda de estetoscópio, jalecos e outros materiais importantes. Tendo a ferramenta, é apenas saber utiliza-la de acordo com as necessidades que são mais demandadas do momento.

É importante estar disposto a reconhecer novas oportunidades e pensar fora da caixa (Foto: reprodução)
É importante estar disposto a reconhecer novas oportunidades e pensar fora da caixa (Foto: reprodução)

4- Reinvente-se como consultora ou consultor da sua área

Faça seu horário, seja seu próprio chefe e faça de acordo com o seu jeito e perfil. Como isso? Pense no seu público alvo, em qualquer área a facilidade de ser um consultor é grande, por exemplo, se você é da área da saúde, procure por pessoas que precisem de um certo apoio naquilo que você sabe fazer.
A pergunta que você tem que fazer é, quem está precisando da minha ajuda? Dependendo da sua área, você pode seguir com orientações, ou até mesmo uma visita na prática para entender o que aquela pessoa quer e como você pode fazer para resolver o seu problema.

O lado bom disso tudo é que você manda em você, então seu horários, condutas e diversos outros aspectos só dependem de si próprio. Uma coisa ruim é que você não tem garantia de recebimento todos os meses.

Você pode escolher a forma como quer trabalhar e abranger essa ajuda, existem diversas plataformas que marcam reuniões online que você pode utilizar gratuitamente.

5- Pivote

O que é isso? Se reinvente, se você estava confortável em seu trabalho e de repente foi mandado embora, pegue todos os trapos e faça disso uma oportunidade para ingressar em outra área, investir ou até mesmo trabalhar por conta própria.

Se você não gostava do que fazia, esse foi um empurrãozinho para que você consiga se levantar e ir atrás de algo novo em sua vida, onde você nunca imaginou trabalhar ou fazer. Isso varia de acordo com o que você gosta, então se ama cozinhar, desenhar, bordar e trabalhar com artes que a sua própria mão dá conta de fazer, invista nisso.

Sabemos que nem sempre é fácil começar do zero em alguma coisa, principalmente nesse momento de pandemia que estamos passando. Porém a dica é, correlacione aquilo que a população mais está fazendo hoje com o que você gosta, veja o que está em demanda e então faça, vá para o lado que a concorrência não é tão grande, use a sua criatividade, mas dê o seu start.