Categorias
Notícias

3 dicas para um computador novo

Saiba como comprar um bom computador com 3 dicas simples, para trabalhar melhor nessa quarentena.

Do nada veio essa pandemia e pegou todos nós despreparados não é mesmo? Muitas pessoas passaram a trabalhar de presencial para home office, mas como saber bem quais ferramentas de trabalho escolher para ficar dentro da sua própria casa?

A questão é, primeiramente ter um computador que suporte aos sistemas do seu trabalho e que sempre esteja ao seu dispor sem nenhuma intercorrência, como travar, desligar de uma hora pra outra, entre outros problemas que o interno dele faz se não estiver com tudo ali adequado.

Muitas pessoas se perguntam, mas como eu vou comprar um computador? O que eu preciso saber para conseguir adquirir um bom com uma marca boa? Essas são dúvidas que não querem calar, e iremos esclarecer algumas coisas para você aqui. Vem comigo!

1º Dica: Conhecer as peças e entender suas funções dentro do computador.

Entender a função de cada peça do computador é essencial para saber se ele é ou não ideal para você. Portanto você precisa saber qual é o objetivo dele na sua vida, se é pra trabalho, para guardar fotos, jogar, entre outros. Porém iremos citar algumas pecinhas simples mas que são de extrema importância conhecer independente do motivo que você vai utilizá-lo.

A primeira peça é o HD, que é responsável por armazenar todas as suas informações e arquivos que estão no computador. Vamos supor que você trabalhe como editor de vídeos que utilizam de modos arquivos pesados, consequentemente o seu armazenamento terá que ser maior do que alguém que trabalha com esses tipos de processos em nuvem e diretamente da internet.

Se você precisar de mais memória ao decorrer do tempo, também e possível adquirir um HD externo.

A segunda peça que vamos falar é sobre o processador, ela é basicamente o cérebro do computador, ou seja, ela interpreta todas as suas ações como uma tecla por exemplo, que assim que acionada interpreta uma função na tela.

A terceira peça importante para o desempenho do seu computador é a memória RAM. Ela funciona como um armazenamento temporário, por exemplo quando você quer copiar algum texto no google e colar no whatsapp, então aquilo que você apertou o CTRL + C fica guardado por um determinado período e é excluído assim que você desliga seu computador.

Para você entender melhor vamos dar um exemplo: Imagine uma biblioteca, onde os livros são denominados pelo HD, o processador é o que vai te auxiliar na hora de escolher os conteúdos, e a memória RAM é a que vai pegar alguns livros no meio do caminho até encontrar o seu. Basicamente é uma coisa ligada na outra, e quanto maior a capacidade de cada uma dessas peças, um pouco mais caro fica o computador.

2º Dica: Faça uma lista do uso do computador.

Isso é basicamente o que comentamos acima. Faça uma análise de para que você quer utilizar o seu computador, se ele e pra lazer, trabalho, qual tipo de tela, se ele tem mobilidade como um notebook, ou se pode ser um mais estático com uma CPU, entre outros vários detalhes.

Se você usa o computador para editar vídeos, trabalhar com projetos, saiba que os tipos de arquivo que você terá são pesados, portanto já garanta um com uma memória adequada ao tipo de trabalho que você vai utilizar.

Outra coisa importante é, veja se seu computador irá precisar de algum programa específico ou precisará apenas da internet como ferramenta, pois isso faz uma grande diferença na hora de escolher o ideal para você.

3º Dica: Definir o processador ideal.

É importante lembrar que quanto mais novo o processador, mais caro ele fica. Portanto para saber qual é o ideal para você, é viável que procure no site do desenvolvedor ou distribuidor do software para ler cada especificação e escolher qual que se enquadra com o seu perfil.

Além disso, na tela de suporte do seu software você encontra várias outras especificações que podem te ajudar também.